The literacy perspective for teaching production and textual genres
concerns, reflections and possibilities
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p111Keywords:
Teaching, Literacy, Textual GenresAbstract
This article is the result of concerns arising from work in the classroom. It aims to weave reflections regarding literacy and the teaching of writing and reading, through the approach of textual genres, in order to highlight how writing can be worked on, in different everyday situations that configure literacy in social life, essential for the exercise of citizenship. To this end, it is supported by scholars on the subject, such as Angela Kleiman (2001), Freire (1971/2000), Geraldi (1997), Magda Soares (2009), Regina Celi Pereira (2005), Monica Cidele da Cruz (2005). Finally, the importance of teacher literacy and continuing training programs that train teachers in the communicative practices required in the classroom is highlighted.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DA CRUZ, MÔNICA CIDELE. A Produção Textual no Nível Médio: Uma Análise das Condições de Produção. 2005. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Maringá.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1971.
FREIRE, Paulo. Terceira carta. Cartas a Paulo Freire, p. 56, 2000.
GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. Aprender e ensinar com textos de alunos, v. 1, p. 17-24, 1997.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho. In: A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, p. 39-68, 2001.
PEREIRA, Regina Celi Mendes. Gêneros textuais e letramento: uma abordagem sociointeracionista da produção escrita de crianças de 1ª e 2ª séries. 2005.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 127-136, 2011.
SOARES, Magda. Letramento-um tema em três gêneros. Autêntica, 2018.
NOVA ESCOLA. Entenda como a BNCC aborda a Língua Portuguesa no Fundamental. 08 de agosto de 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18165/entenda-como-a-bncc-aborda-a-lingua-portuguesa-no-fundamental. Acesso em: 30 de nov. de 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.