A perspectiva do letramento para o ensino de produção e gêneros textuais
inquietações, reflexões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p111Palabras clave:
Ensino, Letramento, Gêneros TextuaisResumen
O presente artigo é fruto de inquietações oriundas do trabalho em sala de aula. Tem como objetivo tecer reflexões no que tange ao letramento e ao ensino de escrita e de leitura, através da abordagem dos gêneros textuais, a fim de evidenciar como a escrita pode ser trabalhada, nas diferentes situações do cotidiano que configuram o letramento da vida social, indispensável para o exercício da cidadania. Para tanto, ampara-se em estudiosos do assunto, como Angela Kleiman (2001), Freire (1971/2000), Geraldi (1997), Magda Soares (2009), Regina Celi Pereira (2005), Monica Cidele da Cruz (2005). Por fim, destaca-se a importância do letramento do professor e de programas de formação continuada que capacitem o docente às práticas comunicativas exigidas em sala de aula.
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