Mídias, discursos e representações

a África a partir do cinema hollywoodiano

Autores

  • Edite Nascimento Lopes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p173

Palavras-chave:

África, Cinema, Representações, Mídias, Discursos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as representações do continente africano, baseadas em estereotipias existentes em três narrativas fílmicas: O Congo, O Espírito da Selva e Madagascar I. Nas análises observa-se a existência de representações sobre o continente africano e seus habitantes que não levam em conta as multiplicidades e diferenças existentes nos mais variados povos que habitam este continente. Estes filmes consagram, em geral, certezas cristalizadas sobre o continente africano, ora naturalizando a violência e a fome, ora apostando nos clichês da violência, guerras, doenças, desordem e ausência de valores civilizatórios. Percebe-se então, que a indústria cinematográfica reitera valores eurocêntricos para representar o continente africano sob a marca do homogêneo. Este trabalho analisa estas representações, cotejando-as com bibliografia existente sobre a história do continente africano, como também procura discutir as concepções existentes nas representações que marcam a África e seus habitantes como sendo um “lugar” diferente dos demais, qual seja, um “lugar” de seres desprovidos de racionalidade, sentido histórico e cultural.

[Recebido: 05 de jul de 2016 – Aceito: 09 de nov de 2016]

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Biografia do Autor

Edite Nascimento Lopes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Alagoinhas - Campus II.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

LOPES, E. N. Mídias, discursos e representações: a África a partir do cinema hollywoodiano. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 173–191, 2017. DOI: 10.30620/gz.v5n2.p173. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3509. Acesso em: 23 nov. 2024.