Ensinando literatura

a sala de aula como acontecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p233

Palavras-chave:

Resenha, André Cechinel, Ensino de literatura

Resumo

Ensinando Literatura: A sala de aula como acontecimento, novo livro de André Cechinel, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), e Fábio Akcel-rud Durão, professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, se propõe a tarefa de “[…] traduzir para o ensino uma visão da literatura calcada em uma objetividade enfática”. Questionando a aceitação das obras literárias como sagradas ou instrumentos civilizatórios, eles defendem que o status de literário não deve ser um predicado, mas algo que surge somente após a exploração da produtividade interna do texto a partir da interpretação e da elaboração. Nos capítulos iniciais, intitulados “Explorando uma concepção de literatura” e “Uma ideia de aula”, Cechinel e Durão apontam para a necessidade de elaboração de um conceito forte de literatura como elemento organizador da aula...

[Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 20 out. 2022]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Raulino dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor do Curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. É graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, e Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da referida instituição.

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor do Curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, e do Programa de Pós-graduação em Letras da referida instituição.

Referências

CECHINEL, André; DURÃO, Fabio Akcelrud. Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

SANTOS, P. H. R. dos; PONTE, C. A. Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 233–236, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p233. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15525. Acesso em: 21 dez. 2024.