Ensinando literatura
a sala de aula como acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p233Palabras clave:
Resenha, André Cechinel, Ensino de literaturaResumen
Ensinando Literatura: A sala de aula como acontecimento, novo livro de André Cechinel, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), e Fábio Akcel-rud Durão, professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, se propõe a tarefa de “[…] traduzir para o ensino uma visão da literatura calcada em uma objetividade enfática”. Questionando a aceitação das obras literárias como sagradas ou instrumentos civilizatórios, eles defendem que o status de literário não deve ser um predicado, mas algo que surge somente após a exploração da produtividade interna do texto a partir da interpretação e da elaboração. Nos capítulos iniciais, intitulados “Explorando uma concepção de literatura” e “Uma ideia de aula”, Cechinel e Durão apontam para a necessidade de elaboração de um conceito forte de literatura como elemento organizador da aula...
[Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 20 out. 2022]
Descargas
Citas
CECHINEL, André; DURÃO, Fabio Akcelrud. Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento. São Paulo: Parábola Editorial, 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.