Abordagem do texto poético em sala de aula com a temática “Resistências LGBTQIA+ e Indígenas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p51

Palavras-chave:

Lei 11.645/08, Poesia na sala de aula, Abordagem comparativa, Resistência LGBTQIA e Indígena

Resumo

Os direitos dos povos indígenas têm sido ameaçados desde a colonização do Brasil pela reiterada imposição da hegemonia eurocêntrica através do monopólio dos meios de comunicação e do controle sobre os aspectos econômicos, instituições educativas e culturais, gerando desigualdade social e intolerância racial. Desse modo, na tentativa de contribuir com o percurso afirmativo da lei 11.645/08, que trata da História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, objetiva este artigo propor um roteiro para abordagem comparativa do texto poético em sala de aula do Ensino Médio a partir da temática: “Resistências LGBTQIA+ e indígenas”. Nossas reflexões partem do aporte teórico da decolonialidade nos estudos de Maldonado-Torres (2016), Smith (2018), Walsh (2009) e outros. A metodologia aplicada tomou por base o roteiro para uma abordagem comparativa (PINHEIRO, 2021) da poesia na sala de aula.

[Recebido em: 5 jan. 2022 – Aceito em: 26 out. 2022]

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Biografia do Autor

Kleber Ferreira Costa, Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Petrolina

Doutorando em Letras do PPGL/UFPB, na linha de pesquisa Leituras literárias. Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Professor assistente dos cursos de Letras Português/Espanhol e Português/Inglês da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina.

Wellington Pereira da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestrando em Letras do PPGL/UFPB, na linha de pesquisa Leituras Literárias. Licenciado em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus III).

Rinah de Araújo Souto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada e mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, doutora em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba e vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do campus I. Docente na linha Leituras Literárias do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Coordena o projeto de extensão Escrevivências: formação de professores para uma mediação decolonial de leitura literária. Foi uma das organizadoras da primeira edição do Seminário de Estudos Culturais Afro-brasileiros da UFPB. Atuou como artista educadora no Museu da Cidade de São Paulo e em outras instituições culturais da cidade. É membro do GEAL — Grupo de Estudos em Antropologia Literária (UFPB/CNPq), do GEEF — Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (DLCV/DLPL/UFPB), uma das pesquisadoras do projeto Leitura literária na escola: bildung, experiências e propostas na educação básica (UFPB/DLCV/PPGL) e do projeto Cartografias das culturas populares. É vice-líder do projeto de pesquisa Sul Global: perspectivas pós/descoloniais afro-latino-asiáticas. Áreas de interesse: literaturas de língua portuguesa, literatura indígena contemporânea, literatura infantojuvenil, literatura e ensino, literatura e outras artes, arte/educação, espaço narrado, antropologia literária, epistemologias do sul, estudos pós-coloniais e decoloniais.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

COSTA, K. F.; SILVA, W. P. da; SOUTO, R. de A. Abordagem do texto poético em sala de aula com a temática “Resistências LGBTQIA+ e Indígenas”. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 51–78, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p51. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13466. Acesso em: 21 dez. 2024.