Abordagem do texto poético em sala de aula com a temática “Resistências LGBTQIA+ e Indígenas”
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p51Palabras clave:
Lei 11.645/08, Poesia na sala de aula, Abordagem comparativa, Resistência LGBTQIA e IndígenaResumen
Os direitos dos povos indígenas têm sido ameaçados desde a colonização do Brasil pela reiterada imposição da hegemonia eurocêntrica através do monopólio dos meios de comunicação e do controle sobre os aspectos econômicos, instituições educativas e culturais, gerando desigualdade social e intolerância racial. Desse modo, na tentativa de contribuir com o percurso afirmativo da lei 11.645/08, que trata da História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, objetiva este artigo propor um roteiro para abordagem comparativa do texto poético em sala de aula do Ensino Médio a partir da temática: “Resistências LGBTQIA+ e indígenas”. Nossas reflexões partem do aporte teórico da decolonialidade nos estudos de Maldonado-Torres (2016), Smith (2018), Walsh (2009) e outros. A metodologia aplicada tomou por base o roteiro para uma abordagem comparativa (PINHEIRO, 2021) da poesia na sala de aula.
[Recebido em: 5 jan. 2022 – Aceito em: 26 out. 2022]
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