O meme ensina?

Representações com o sujeito surdo em memes da internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p123

Palavras-chave:

Meme, Sujeito surdo, Representação, Pedagogias culturais

Resumo

Nesta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscou-se analisar como o sujeito surdo é representado em memes que circulam na internet à luz dos Estudos Culturais da Educação, verificando-se os lugares e papéis outorgados à pessoa surda nessas pedagogias culturais. Para tanto, utilizou-se a página do Facebook “As Aventuras de Gerso, O Surdo” como campo de pesquisa, na qual são publicados e compartilhados memes que satirizam a surdez. Verificou-se que as representações com o sujeito surdo são embasadas pela concepção de surdez como falta, e não como diferença cultural. Os memes funcionam como pedagogias culturais que propagam ensinamentos estereotipados sobre as identidades surdas e outorgam lugares e papéis inferiorizados perante todo o sistema que as cerca. Por fim, propôs-se a produção de memes, valendo-se do aplicativo “Meme Generator”, como forma de possibilitar outras representações com o sujeito surdo na escola.

[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]

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Biografia do Autor

Elaine Reis Laureano, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Letras (UFPB) e Doutoranda em Educação (UFPB), Mestra em Linguagem e Ensino (UFPB), Especialista em Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos (IFPB) e Libras (UCDB), Licenciada em Letras/língua vernácula (UFCG) e em Pedagogia (UEPB). Professora de português e Libras (UFPB). Trabalhou como professora de português em uma escola específica para surdos e em uma escola de educação especial com alunos surdos e ouvintes com deficiência intelectual na Rede Estadual da Paraíba. Pesquisa representações com sujeitos surdos em mídias digitais, com base nos Estudos Culturais e na Análise do discurso (AD), de linha francesa.

Bruna Kedman Nascimento de Souza Leão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Formada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo CINTEP-PB. Atualmente atua como Professora de Leitura e Produção Textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede privada.

Walquiria Nascimento da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestra em Educação (UFPB), especialista em Língua Brasileira de Sinais, Licenciatura em Letras-Libras e em Pedagogia. Atualmente, Professora de Libras na modalidade presencial e EAD (UFPB). Trabalhou como professora de Libras em Instituição de Ensino Superior da rede privada e na rede básica de ensino, atuando principalmente na educação infantil.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

LAUREANO, E. R.; LEÃO, B. K. N. de S.; SILVA, W. N. da. O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 123–151, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p123. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12403. Acesso em: 22 nov. 2024.