O meme ensina?
Representações com o sujeito surdo em memes da internet
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p123Palabras clave:
Meme, Sujeito surdo, Representação, Pedagogias culturaisResumen
Nesta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscou-se analisar como o sujeito surdo é representado em memes que circulam na internet à luz dos Estudos Culturais da Educação, verificando-se os lugares e papéis outorgados à pessoa surda nessas pedagogias culturais. Para tanto, utilizou-se a página do Facebook “As Aventuras de Gerso, O Surdo” como campo de pesquisa, na qual são publicados e compartilhados memes que satirizam a surdez. Verificou-se que as representações com o sujeito surdo são embasadas pela concepção de surdez como falta, e não como diferença cultural. Os memes funcionam como pedagogias culturais que propagam ensinamentos estereotipados sobre as identidades surdas e outorgam lugares e papéis inferiorizados perante todo o sistema que as cerca. Por fim, propôs-se a produção de memes, valendo-se do aplicativo “Meme Generator”, como forma de possibilitar outras representações com o sujeito surdo na escola.
[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]
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