Políticas públicas e educação digital

letramento digital no contexto do Projeto Escola TECH

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p293

Mots-clés :

Letramento digital. Políticas públicas. Projeto Escola TECH. Inclusão digital.

Résumé

Este artigo explora a Integração do letramento digital na educação, destacando a importância das políticas públicas e a implementação do Projeto Escola TECH em escolas públicas de Aracaju. Inicialmente, abordou-se a evolução do conceito de letramento, que agora Inclui a capacidade crítica de Interpretar e Interagir com Informações digitais. As teorias de Buckingham (2006) e Freire (1989) enfatizam a importância da leitura crítica e contextual. Já Kenski (2012) e Moran (2006) destacam que as tecnologias digitais na educação aumentam o engajamento e preparam alunos para a sociedade digital. Este artigo apresenta a Lei 14.533 de 2023, que estabelece a Política Nacional de Educação Digital (PNED), promovendo uma atitude crítica, ética e responsável as mídias digitais. Nesse panorama, o Projeto Escola TECH é apresentado como uma Iniciativa prática para reduzir a exclusão digital, fornecendo Infraestrutura tecnológica e formação contínua, modernizando a educação pública.

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Biographie de l'auteur-e

Isolina Bôto Corrêa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2001), concluí o mestrado em Linguística na mesma Instituição (2018) e atualmente estou em fase de doutorado em Linguística. Atuo como professora na Secretaria de Educação de Sergipe e no SENAI Departamento Regional de Sergipe. Minha experiência é extensa na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Na Linguística, meu foco é especialmente em temas como educação continuada, argumentação, fraseologia e tradições discursivas.

Références

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BUCKINGHAM, David. Educação para a mídia: alfabetização, aprendizado e cultura contemporânea. Cambridge: Polity Press, 2006.

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FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1986.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

INFANTE, Ulisses. Introdução à teoria dos signos. São Paulo: Editora Ática, 2000.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da Informação. Campinas: Papirus, 2012.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2006.

Publié-e

2024-12-24

Comment citer

CORRÊA, I. B. Políticas públicas e educação digital: letramento digital no contexto do Projeto Escola TECH. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 293–303, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n2.p293. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n2p293. Acesso em: 21 janv. 2025.