O uso de recursos visuais no ensino de geografia para alunos surdos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p219

Mots-clés :

Inclusão. Recursos Visuais. Ensino de Geografia.

Résumé

Com a criação de Inúmeras normativas, decretos e leis, grande foi a Inserção de pessoas com deficiência nas Instituições escolares no Brasil. Assim, discussões referentes ao ensino de pessoas surdas, sua cultura, atrelada às experiências visuais e a importância de sua língua em escolas regulares Inclusivas se fazem importantes. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou avaliar a viabilidade de recursos visuais no ensino de geografia para alunas/os surdas/os em sala de aula Inclusiva, proporcionando à/ao discente um melhor entendimento do conteúdo em sala de aula, visto que suas vivências e experiências se realizam na e pela visualidade. A metodologia é caracterizada pela revisão bibliográfica e pesquisa de campo, na qual uma aula, utilizando recursos imagéticos e uma atividade prática em Libras foi realizada, fornecendo o corpus que serviu como base de análise e discussão dos resultados.

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Bibliographies de l'auteur-e

Jorge Adriano Pires Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestrado em Ciência da Educação: Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. É professor de Libras da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir da Universidade Federal do Pará-UFPA.

Daniel Costa dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçao a docência (PIBID).

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Publié-e

2024-12-24

Comment citer

SILVA, J. A. P.; SANTOS, D. C. dos. O uso de recursos visuais no ensino de geografia para alunos surdos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 219–243, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n2.p219. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n2p219. Acesso em: 21 janv. 2025.