Conhecer para reconhecer
as singularidades da literatura nativa para a formação do leitor cultural
DOI :
https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p17Mots-clés :
Literatura Indígena. Autoria Indígena. Ensino Básico. Políticas Culturais. Leitor Cultural.Résumé
O presente trabalho busca refletir sobre a importância da leitura de obras de temática e autoria nativa no contexto educacional, analisando o papel de Políticas Culturais no processo de construção de um leitor cultural e multicultural. Observa-se uma disparidade no reconhecimento da literatura Indígena em comparação com obras de autores não Indígenas no ensino básico. As leis brasileiras, como a Constituição de 1988 e a Lei 11.645 de 2008, garantem direitos educacionais diferenciados para os povos Indígenas e Incentivam o tratamento da temática Indígena nas escolas. Portanto, recai ao professor e as redes de ensino Incorporar obras de autoria Indígena no currículo para promover representatividade, compreensão e reduzir estigmas. O trabalho proposto visa explorar como as políticas culturais, relacionadas a literatura, podem impactar no acesso cultural a obras literárias de autoria Indígena e contribuir para a formação de leitores multiculturais.
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