Conhecer para reconhecer

as singularidades da literatura nativa para a formação do leitor cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p17

Palabras clave:

Literatura Indígena. Autoria Indígena. Ensino Básico. Políticas Culturais. Leitor Cultural.

Resumen

O presente trabalho busca refletir sobre a importância da leitura de obras de temática e autoria nativa no contexto educacional, analisando o papel de Políticas Culturais no processo de construção de um leitor cultural e multicultural. Observa-se uma disparidade no reconhecimento da literatura Indígena em comparação com obras de autores não Indígenas no ensino básico. As leis brasileiras, como a Constituição de 1988 e a Lei 11.645 de 2008, garantem direitos educacionais diferenciados para os povos Indígenas e Incentivam o tratamento da temática Indígena nas escolas. Portanto, recai ao professor e as redes de ensino Incorporar obras de autoria Indígena no currículo para promover representatividade, compreensão e reduzir estigmas. O trabalho proposto visa explorar como as políticas culturais, relacionadas a literatura, podem impactar no acesso cultural a obras literárias de autoria Indígena e contribuir para a formação de leitores multiculturais.

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Biografía del autor/a

Amanda Pereira Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Pós-graduanda em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e do Programa de Educação Tutorial – PET. Fez parte do Centro Acadêmico de Letras – UFGD.

Célia Regina Delácio Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1990), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1996), doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) e pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2016). É professora titular da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, onde atua como professora da graduação e da pós-graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, história da leitura e da escrita, formação de leitores e de escritores, letramento literário, literatura Infantil, literatura Indígena, literatura Infantojuvenil e políticas públicas de leitura. Líder do grupo de pesquisa CEELLE – Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita – UFGD.

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Publicado

2024-12-24

Cómo citar

PEREIRA RIBEIRO, A.; FERNANDES, C. R. D. Conhecer para reconhecer: as singularidades da literatura nativa para a formação do leitor cultural. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 17–34, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n2.p17. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n2p17. Acesso em: 21 ene. 2025.