Interculturalidade e letramento
por uma escola decolonial para o enfrentamento do racismo e de outras opressões no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p215Palavras-chave:
Interculturalidade, Racismo, Letramento, DecolonialidadeResumo
A presente pesquisa bibliográfica propõe a discussão de conceitos, sobretudo, os conceitos de raça, letramento e cultura, a partir de um olhar decolonial. A fim de expandir as ideias e ampliar o debate, essa pesquisa buscou pensar culturas indígenas e afro-brasileiras, para através da interculturalidade, repensarmos a noção de letramento, almejando visualizar concepções pedagógicas decoloniais. Nos utilizamos como base teórica principal, bibliografias de autores, tais como: Anari Bomfim, Antônio Guimarães, Gersem Luciano, Nilma Lino Gomes, Walter Mignolo, etc. Esse trabalho foi dividido em três partes: 1. Escola e cultura a partir de um olhar decolonial; 2. Questões indígenas e afro-brasileiras: conhecer o passado para transformar o presente e o futuro; 3. Participação dos agentes integrantes dos dispositivos educacionais no combate aos preconceitos e estereótipos.
Downloads
Referências
BEZERRA, Carina Felix. Modernidade, colonialidade e os corpos indesejáveis: o genocídio negro no Brasil. UFPB, João Pessoa, 2021.
BOMFIM, Anari Braz. Patxohã, “Língua De Guerreiro”: Um Estudo Sobre o Processo de Retomada da Língua Pataxó. UFBA, Salvador, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
FREIRE, Paulo. O processo de alfabetização política. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 7, p. 19-32, jan./jun.1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento Digital e Formação de Professores. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.26 | n.03 | p. 335-352 | dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?format=pdf&lang=ptA. Acesso em: 7 jul. 2024.
GOMES. Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, nº 23, ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc. Acesso em: 18 jan. 2024.
GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Racismo e Antirracismo no Brasil. 3ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, LACED/Museu Nacional, 2006.
MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica: A Opção Descolonial e o Significado de Identidade em Política. Trad. Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, nº 34, p. 287-324, 2008.
MOTA, Tárcio Leonardo Santos. Pontos de Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano: Produções e Conexões Estético Políticas. 2020. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural) – Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2020.
SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=html. Acesso em: 17 jun. 2022.
VASCONCELOS, Luciana Machado de. Interculturalidade. In: Mais Definições em Trânsito. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/INTERCULTURALIDADE.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.