Interculturalidade e letramento

por uma escola decolonial para o enfrentamento do racismo e de outras opressões no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p215

Palavras-chave:

Interculturalidade, Racismo, Letramento, Decolonialidade

Resumo

A presente pesquisa bibliográfica propõe a discussão de conceitos, sobretudo, os conceitos de raça, letramento e cultura, a partir de um olhar decolonial. A fim de expandir as ideias e ampliar o debate, essa pesquisa buscou pensar culturas indígenas e afro-brasileiras, para através da interculturalidade, repensarmos a noção de letramento, almejando visualizar concepções pedagógicas decoloniais. Nos utilizamos como base teórica principal, bibliografias de autores, tais como: Anari Bomfim, Antônio Guimarães, Gersem Luciano, Nilma Lino Gomes, Walter Mignolo, etc. Esse trabalho foi dividido em três partes: 1. Escola e cultura a partir de um olhar decolonial; 2. Questões indígenas e afro-brasileiras: conhecer o passado para transformar o presente e o futuro; 3. Participação dos agentes integrantes dos dispositivos educacionais no combate aos preconceitos e estereótipos.

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Biografia do Autor

Cleane Medeiros da Costa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda e Mestre em Crítica Cultural pelo DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES – DLLARTES, do Campus II – Alagoinhas (Conceito CAPES nota 5.0). Linha de pesquisa 1: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida. Graduada em Licenciatura em História pela UNEB, Campus IV, Jacobina. Organizadora dos livros: EDUCAÇÃO E CRÍTICA CULTURAL: um olhar sobre letramento, inclusão e diversidade, Editora Bordô-Grená, (2020) e POLÍTICAS DA ESCRITA: Cartas, Diários e Crônicas (1960-1980), Bordô-Grená, (2020). Idealizadora e Organizadora do Fórum Internacional de Debates em Literatura e Política: Sujeitos, Artes, Linguagens e violência. Atriz de teatro amador e poetisa. Historiadora e Professora de História, UNEB (2017). Mestre (2020) e Doutoranda em Crítica Cultural-UNEB (2022-2025). Atriz- Rizoma Grupo Teatral.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

COSTA, C. M. da. Interculturalidade e letramento: por uma escola decolonial para o enfrentamento do racismo e de outras opressões no Brasil. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 215–227, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p215. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p215. Acesso em: 17 jul. 2024.