A perspectiva do letramento para o ensino de produção e gêneros textuais

inquietações, reflexões e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p111

Palavras-chave:

Ensino, Letramento, Gêneros Textuais

Resumo

O presente artigo é fruto de inquietações oriundas do trabalho em sala de aula. Tem como objetivo tecer reflexões no que tange ao letramento e ao ensino de escrita e de leitura, através da abordagem dos gêneros textuais, a fim de evidenciar como a escrita pode ser trabalhada, nas diferentes situações do cotidiano que configuram o letramento da vida social, indispensável para o exercício da cidadania. Para tanto, ampara-se em estudiosos do assunto, como Angela Kleiman (2001), Freire (1971/2000), Geraldi (1997), Magda Soares (2009), Regina Celi Pereira (2005), Monica Cidele da Cruz (2005). Por fim, destaca-se a importância do letramento do professor e de programas de formação continuada que capacitem o docente às práticas comunicativas exigidas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Mariana Argolo Barreto, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; Pós Graduada em Linguística Aplicada e Formação de Leitores. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de educação do Estado da Bahia.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

BARRETO, M. A. A perspectiva do letramento para o ensino de produção e gêneros textuais: inquietações, reflexões e possibilidades. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 111–122, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p111. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p111. Acesso em: 14 nov. 2024.