A perspectiva do letramento para o ensino de produção e gêneros textuais
inquietações, reflexões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p111Palavras-chave:
Ensino, Letramento, Gêneros TextuaisResumo
O presente artigo é fruto de inquietações oriundas do trabalho em sala de aula. Tem como objetivo tecer reflexões no que tange ao letramento e ao ensino de escrita e de leitura, através da abordagem dos gêneros textuais, a fim de evidenciar como a escrita pode ser trabalhada, nas diferentes situações do cotidiano que configuram o letramento da vida social, indispensável para o exercício da cidadania. Para tanto, ampara-se em estudiosos do assunto, como Angela Kleiman (2001), Freire (1971/2000), Geraldi (1997), Magda Soares (2009), Regina Celi Pereira (2005), Monica Cidele da Cruz (2005). Por fim, destaca-se a importância do letramento do professor e de programas de formação continuada que capacitem o docente às práticas comunicativas exigidas em sala de aula.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DA CRUZ, MÔNICA CIDELE. A Produção Textual no Nível Médio: Uma Análise das Condições de Produção. 2005. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Maringá.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1971.
FREIRE, Paulo. Terceira carta. Cartas a Paulo Freire, p. 56, 2000.
GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. Aprender e ensinar com textos de alunos, v. 1, p. 17-24, 1997.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho. In: A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, p. 39-68, 2001.
PEREIRA, Regina Celi Mendes. Gêneros textuais e letramento: uma abordagem sociointeracionista da produção escrita de crianças de 1ª e 2ª séries. 2005.
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 127-136, 2011.
SOARES, Magda. Letramento-um tema em três gêneros. Autêntica, 2018.
NOVA ESCOLA. Entenda como a BNCC aborda a Língua Portuguesa no Fundamental. 08 de agosto de 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18165/entenda-como-a-bncc-aborda-a-lingua-portuguesa-no-fundamental. Acesso em: 30 de nov. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.