Abordagem do texto poético em sala de aula com a temática “Resistências LGBTQIA+ e Indígenas”
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p51Palavras-chave:
Lei 11.645/08, Poesia na sala de aula, Abordagem comparativa, Resistência LGBTQIA e IndígenaResumo
Os direitos dos povos indígenas têm sido ameaçados desde a colonização do Brasil pela reiterada imposição da hegemonia eurocêntrica através do monopólio dos meios de comunicação e do controle sobre os aspectos econômicos, instituições educativas e culturais, gerando desigualdade social e intolerância racial. Desse modo, na tentativa de contribuir com o percurso afirmativo da lei 11.645/08, que trata da História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, objetiva este artigo propor um roteiro para abordagem comparativa do texto poético em sala de aula do Ensino Médio a partir da temática: “Resistências LGBTQIA+ e indígenas”. Nossas reflexões partem do aporte teórico da decolonialidade nos estudos de Maldonado-Torres (2016), Smith (2018), Walsh (2009) e outros. A metodologia aplicada tomou por base o roteiro para uma abordagem comparativa (PINHEIRO, 2021) da poesia na sala de aula.
[Recebido em: 5 jan. 2022 – Aceito em: 26 out. 2022]
Downloads
Referências
ALENCAR, José de. Iracema. 1865. Rio de Janeiro: Typographia Viana & Filhos. 1 ed. [24. ed. São Paulo: Ática, 1991. (Bom Livro)].
ALMEIDA. Maria Inês. Desocidentada: Experiência em terra indígena. Belo Horizonte. Editora UFMG. 2009
BAJOUR, Cecília. A conversa literária como situação de ensino. In: Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. Cecília Bajour; tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. p. 47-75.
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. In: Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. Cecília Bajour. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. p. 16-45.
BRASIL. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. História e cultura afro-brasileira e indígena. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.html. Acesso em: 8 set. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
FERNANDES, Estevão Rafael. A colonização das sexualidades indígenas: um esboço interpretativo. Enfoques. Vol. 15, dez. 2016, p. 50-66.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e terra. 1996.
HOOKS, bell. Abraçar a mudança In: Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013, p. 51-63.
KAMBEBA, Marcia Wayna. A força dos maracás: Música é ensino, cultura, identidade. In: Saberes da floresta. São Paulo: Jandaíra, 2020. p. 86-97.
LISPECTOR, Clarice. Mineirinho. In: LISPECTOR, Clarice. MOSER. Benjamin (org.) Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016. p. 386-388.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 75-97, jan. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/CxNvQSnhxqSTf4GkQvzck9G/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 set. 2021.
PINHEIRO, José Hélder. Poesia e ensino: Caminhos de pesquisa. In: Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Organizadores Francisco Neto Pereira Pinto ... [et al.]. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2021. Outros organizadores: Luiza Helena Oliveira da Silva, Márcio Araújo de Melo, Diógenes Buenos Aires de Carvalho. p. 609-625.
PINHEIRO, José Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
PINHEIRO, José Hélder. Ensino de literatura: uma proposta comparativa. In: PINHEIRO, José Hélder. O preço do jumento: poesia em contexto de ensino. EDUFCG: Campina Grande, 2020, p. 163-178.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura. Quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de Pesquisa. V.42, n.145, p. 272-283. Jan./abr. 2012. Tradução adaptada, com a devida autorização, de “Pratiques de lectures: quelles voies pour favoriser l’expression du sujet lecteur ?”, publicado em Le Français Aujourd’hui, Paris, v. 2, n. 157, p. 65-73, 2007.
SMITH, Linda Tuhiwai. Imperialismo, história, escrita e teoria. In: Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Trad. Roberto G. Barbosa. Curitiba. Ed. UFPR, 2018. p. 31-55.
TABAJARA, Auritha. Iracema sem chão. In: Oca Babel – projeto de escrita coletiva e multilíngue. Gráfica: Coco Garbani, 2019, p. 8. Disponível em: https://www.babelfestival.com/wp-content/uploads/2019/07/OCA_BA-BEL_PosterWWW.pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.
THIÉL, Janice. Existe literatura indígena? In: Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Práticas Docentes). p. 15-47.
THIÉL, Janice. As textualidades indígenas e sua leitura. In: Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2012. (Coleção Práticas Docentes). p. 73-101.
THIÉL, Janice. A literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 15 dez. 2021.
VARJÃO, João Victtor Gomes. “5. ”In: Dentes brancos, mandíbula presa. São Paulo: Ed. Urutau, 2020.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educacion intercultural. 2009. Disponível em: https://www.uchile.cl/documentos/interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural_150569_4_4559.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.
______
Obras audiovisuais e canção:
MIRIM, Katú. Na mira. In: Nós (EP). Composição: Katu. Beat/Prod: Uruba-tão. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IFGeCT1Hgyc. Acesso em: 29 dez. 2021.
QUINTAL. Performance de Uýra Sodoma, a árvore que anda. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bQHRr7kNuHg. Acesso em: 29 dez. 2021.
TERRA SEM PECADO. Dirigido por Marcelo Costa (povo KRAHÔ). BRA, 20 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BUuqAd-Gq8w. Acesso em: 29 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.