A MÚSICA E AS ARTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: POLIVALÊNCIA OU INTERDISCIPLINARIDADE?

Autores

  • Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo Institute of Techonology - RMIT University

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p79-96

Palavras-chave:

Educação musical, Música e pedagogia, Formação de pedagogos, Polivalência, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo deste texto é discutir questões relacionadas à música e às artes na formação do pedagogo que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O foco da discussão está nos conceitos de polivalência e interdisciplinaridade, buscando entender de que forma tais conceitos se aplicam, se complementam, ou se sobrepõem em documentos oficiais. A metodologia baseia-se nos princípios da pesquisa documental, valendo-se de textos referentes à legislação educacional em diálogo com a literatura. Os resultados apontam para a imprecisão nas orientações legais referentes ao professor que deveria ensinar música ou artes, além da utilização também imprecisa ou incompleta do conceito de interdisciplinaridade em vários textos, o que contribui para a manutenção de práticas educacionais predominantemente disciplinares. No caso do ensino da música e das artes, apesar dos documentos oficiais não indicarem a polivalência como modelo pedagógico, a literatura evidencia a presença desta prática em diversos contextos educacionais. Como conclusão, é evidente a necessidade de mais estudos específicos sobre interdisciplinaridade e ensino das artes a fim de se construir um referencial mais sólido para as propostas educacionais na formação do pedagogo.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

FIGUEIREDO, S. L. F. de. A MÚSICA E AS ARTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: POLIVALÊNCIA OU INTERDISCIPLINARIDADE?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 48, p. 79–96, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p79-96. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7567. Acesso em: 29 mar. 2024.