DESCOLONIZANDO A PESQUISA COM A CRIANÇA – UMA LEITURA PÓS-COLONIAL DE PESQUISA

Autores

  • Flávia Miller Naethe Motta Motta Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rita de Cássia Prazeres Frangella Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p187-197

Palavras-chave:

Pesquisa, Infância, Cultura, Subalternidade

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a atividade de pesquisa, pondo em foco como as pesquisas dão voz à criança e, em diálogo com Spivak, que questiona se pode o subalterno falar, alinhamos a discussão nos nexos entre infância-subalternidadepesquisa. Nesse sentido, a partir do que já foi visto numa perspectiva qualitativa de pesquisa, marcada pela polissemia dessa produção e procurando seguir adiante nos debates já existentes sobre a temática, argumentamos a partir dos estudos culturais e pós-coloniais, propondo uma pesquisa que, deslocando o próprio sentido de colonização e problematizando-o, questione a subalternidade da infância. Questionamos: o que dar voz ao outro na e pela pesquisa implica? A partir do diálogo com Bhabha, Bakthin e Spivak, argumentamos que o ato de pesquisar se dá de forma contingencial no entre-tempo da enunciação. Emerge como efeito do espaço intersubjetivo de significação e como negociação, articula de forma contingencial e contextual sua produção. Nesse “entre” reside a pesquisa e dele emerge a agência política do pesquisador. Diante disso, discutimos a pesquisa com a infância, trazendo alguns eventos de pesquisa em análise.

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Biografia do Autor

Flávia Miller Naethe Motta Motta, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ)

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

MOTTA, F. M. N. M.; FRANGELLA, R. de C. P. DESCOLONIZANDO A PESQUISA COM A CRIANÇA – UMA LEITURA PÓS-COLONIAL DE PESQUISA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 187–197, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p187-197. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7449. Acesso em: 4 dez. 2024.