DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p143-161

Palavras-chave:

Inovação, Empresariamento, Tempo/Espaço, Contemporaneidade

Resumo

O artigo discute de que modo alguns discursos sobre inovação têm pautado a área da educação e demandado a formação de sujeitos flexíveis, que possam competir no mercado de trabalho contemporâneo. Para tal, apresenta um recorte de duas pesquisas na área da educação – uma concluída, que estudou as relações tempo/espaço e suas articulações com o currículo escolar, e outra, em andamento,sobre empresariamento da educação, que busca discutir os efeitos das parcerias escola/empresa no cotidiano escolar – e analisa experiências educacionais inovadoras da Plataforma InnoveEdu. A partir de uma análise documental e dos entendimentos de rede de Stephen Ball (2014), enquanto um método que possibilita olhar a estrutura das comunidades de política a partir da descrição de alguns aspectos mais visíveis de suas relações sociais e como um dispositivo conceitual que é utilizado para representar mudanças nas formas de governança da educação, foram estudadas as experiências inovadoras selecionadas. O estudo permitiu-nos compreender algumas das relações existentes entre os discursos neoliberais sobre as reformas educacionais, o imperativo da inovação e a reorganização dos espaços escolares na lógica pós-fordista, que demanda instituições e sujeitos flexíveis.

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Biografia do Autor

Viviane Klaus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPCC/UFRGS) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (GEPI/Unisinos).

Maria Alice Gouvêa Campesato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Gestão Educacional pela Unisinos. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Curriculares de Escrita e Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os Modos de Subjetivação (Unisinos).

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

KLAUS, V.; GOUVÊA CAMPESATO, M. A. DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 143–161, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p143-161. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7174. Acesso em: 24 nov. 2024.