AUTORIA DE CONTEÚDOS DIGITAIS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO: POTENCIALIDADES PARA APROPRIAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pPalavras-chave:
Educação científica. Formação de professores. Autoria. Conteúdos digitais. Cultura digitalResumo
O atual contexto de desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação faz emergir possibilidades de movimentos autorais em rede, o que vem transformando significativamente a educação científico-tecnológica, apontando para a necessidade da investigação de suas potencialidades no contexto da formação de professores. Tendo a construção de conteúdos digitais por professores em formação como campo de análise, este estudo buscou compreender suas implicações na apropriação científico-tecnológica desses sujeitos. Para tanto, a pesquisadora provocou e observou eventos de construção de conteúdos digitais em duas licenciaturas, em Física e em Educação do Campo, na Universidade Federal da Bahia, entre 2008 e 2011. Os resultados apontaram que a inserção de equipamentos não determina, por si só, os processos com eles desencadeados, mas traz condições para a implementação de outras situações de aprendizagem, potencializando construções autorais em diversas linguagens.Também foi possível perceber que processos autorais, com as tecnologias digitais, potencia-lizam outras práxis, para além das práticas reprodutivistas. Contudo, notou-se que as concepções dos professores, princi-palmente as empiristas, mais do que qualquer tecnologia, condicionam suas práticas, levando-os, inclusive, à tentativa de reproduzir antigos paradigmas educacionais, agora com as tecnologias digitais. As análises possibilitam afirmar que são profícuas as potencialidades dos processos autorais de conteú-dos digitais para a apropriação científico-tecnológica por professores em formação. Entretanto é imperioso que sejam criadas, na formação dos professores, condições adequadas, visando uma educação científica que amplie os sentidos construídos pelos sujeitos acerca das ciências, qualificando sua atuação no mundo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017