Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p403-416

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação popular, Cultura popular, Movimentos de educação e cultura popular, Sujeitos

Resumo

A atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente. 

 

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Biografia do Autor

Clarice Wilken de Pinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Leôncio Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Aparecida Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora na Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

PINHO, C. W. de; SOARES, L.; SILVA, F. A. R. Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 403–416, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p403-416. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157. Acesso em: 18 abr. 2024.