PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE

Autores

  • Ana Paula Conceição Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Roberto Sidnei Macedo Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p121-132

Palavras-chave:

Educação infantil, Brincadeira, Currículo brincante

Resumo

O presente artigo argumenta sobre o entretecimento num contexto de Educação Infantil entre práxis, biografia, pesquisa e construção teórica. Abordando a brincadeira como mediação e experiência em Educação Infantil, o texto faz com que esses entretecimentos ofereçam pautas reflexivas sobre o que denominamos de um currículo brincante. Nessa itinerância biográfica, teórica e heurística, a argumentação engendrada vai explicitando como a brincadeira no currículo da educação de crianças qualifica de maneira significativa esta educação, ampliando suas ressonâncias para a formação da infância, como uma condição própria dessa fase de desenvolvimento. É com esse conjunto de argumentos que o artigo explicita conclusivamente sobre a necessidade de se pensar e praticar currículos “brincantes” em Educação Infantil

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Biografia do Autor

Ana Paula Conceição, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta do Departamento I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa FORMACCE Infância (DEDC I/UNEB). Bolsista Programa Nacional de Pós Doutorado – PNPD/CAPES – UESB/EDUCAÇÃO

Roberto Sidnei Macedo, Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA).

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris Saint-Denis. Professor Titular da Faculdade de Educação da
Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Coordenador do Grupo de Pesquisa FORMACCE (Faced/UFBA).

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

CONCEIÇÃO, A. P.; MACEDO, R. S. PRÁTICA, BIOGRAFIA E CONSTRUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CURRÍCULO BRINCANTE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 121–132, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p121-132. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970. Acesso em: 21 nov. 2024.