A ESPECIFICIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:AINDA UM DESAFIO

Autores

  • Maria Gorete Rodrigues Amorim Universidade Federalde Alagoas (UFAL)
  • Nadja Naira Aguiar Ribeiro Universidade Federal de Alagoas(UFAL)
  • Tania Maria Melo Moura Universidade Federal de Alagoas (UFAL

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, parte-se de dois questionamentos fundamentais: o que entendemos por currículo? Que especificidades deveriam existir, de acordo com o nosso entendimento, no currículo da EJA? Tais problematizações exigiram revisitar estudos teórico-metodológicos no campo do currículo, a exemplo de Silva (2002), e no campo da EJA, a exemplo de Freire (1987, 1996, 2000, 2001); Brasil (2000); Oliveira (2001); Pinto (2005) e Soares (2001). Vale ainda salientar que este texto constitui-se como recorte de um estudo teórico mais amplo – cujo aprofundamento envolverá, também, a investigação empírica–, realizado por pesquisadores do Estado de Alagoas, vinculados a um grupo de pesquisa no campo da EJA. A relevância desta pesquisa está no fato de ela possib-ilitar a ressignificação da especificidade do trabalho pedagó-gico do professor da Educação de Jovens e Adultos, que precisa reconhecer seus alunos, trabalhadores-estudantes, como sujeitos que necessitam apropriar-se de saberes socialmente construídos.

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Biografia do Autor

Maria Gorete Rodrigues Amorim, Universidade Federalde Alagoas (UFAL)

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Assistente da Universidade Federalde Alagoas (UFAL)

Nadja Naira Aguiar Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas(UFAL)

Doutora em Linguistica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas(UFAL)

Tania Maria Melo Moura, Universidade Federal de Alagoas (UFAL

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Portugal (UP). Professora Emérita da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (aposentada). Pesquisadora visitante da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/FAPEAL).

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Como Citar

AMORIM, M. G. R.; RIBEIRO, N. N. A.; MOURA, T. M. M. A ESPECIFICIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:AINDA UM DESAFIO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/463. Acesso em: 23 nov. 2024.