Entrevista: Carlos Rodrigues Brandão e Fernanda Paulo

educação popular, universidade e trajetória na educação

Autores

  • Fernanda dos Santos Paulo UNISINOS
  • Carlos Rodrigues Brandão(in Memoriam) UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p366-371

Palavras-chave:

Educação popular, Carlos Rodrigues Brandão

Resumo

Em 10 de junho de 2016, tive o privilégio de realizar minha terceira entrevista presencial com o Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, no aeroporto de Porto Alegre. Brandão, renomado por seu trabalho em Educação Popular, estava retornando de compromissos acadêmicos em Passo Fundo e Santa Maria, e aproveitamos essa oportunidade para uma conversa-orientação, acompanhada de uma entrevista, que durou algumas horas. Esta entrevista foi um marco inicial significativo para a minha pesquisa de doutorado intitulada “Pioneiros e Pioneiras da Educação Popular Freiriana e a Universidade”, que foi defendida em fevereiro de 2018, sob a orientação do Prof. Dr. Danilo Romeu Streck e a coorientação do próprio Brandão. Este estudo foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. A conversa e entrevista com Brandão foi essencial para o delineamento teórico e metodológico da minha tese, proporcionando reflexões valiosas sobre a trajetória da Educação Popular freiriana no contexto universitário.

Entrevista concedida em 10 de junho de 2016.

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo, UNISINOS

Educadora popular. Doutora em Educação, pelo Programa de Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestra em Educação pelo Programa de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais. Graduação em Pedagogia e Filosofia. Membro do GT da Clacso: "Educação Popular e Pedagogias Críticas" e do GT 6 (Educação Popular) da ANPED. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa: Paulo Freire e Educação Popular da AEPPA

 

 

Carlos Rodrigues Brandão(in Memoriam), UNICAMP

Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974). Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela.

(1940-1923)

Referências

BARREIRO, Júlio. Educação popular e conscientização [tradução de Carlos Rodrigues Brandão]. Petrópolis: Vozes, 1980.

BRANDÃO, Carlos R. O que é Método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org). A questão política da educação popular. 7ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

PAULO, Fernanda dos Santos. Pioneiros e pioneiras da Educação Popular freiriana e a universidade. Tese (Doutorado) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2018.

PAULO, Fernanda dos Santos; GAIO, Adriana. Educação popular nas cartas do educador Carlos Rodrigues Brandão: contribuições para a pedagogia latino-americana. Chapecó: Editora Livrologia, 2021.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

DOS SANTOS PAULO, F.; RODRIGUES BRANDÃO(IN MEMORIAM), C. Entrevista: Carlos Rodrigues Brandão e Fernanda Paulo: educação popular, universidade e trajetória na educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 366–371, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p366-371. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/21112. Acesso em: 20 jan. 2025.