Entrevista: Carlos Rodrigues Brandão e Fernanda Paulo
educação popular, universidade e trajetória na educação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p366-371Palabras clave:
Educação popular, Carlos Rodrigues BrandãoResumen
Em 10 de junho de 2016, tive o privilégio de realizar minha terceira entrevista presencial com o Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, no aeroporto de Porto Alegre. Brandão, renomado por seu trabalho em Educação Popular, estava retornando de compromissos acadêmicos em Passo Fundo e Santa Maria, e aproveitamos essa oportunidade para uma conversa-orientação, acompanhada de uma entrevista, que durou algumas horas. Esta entrevista foi um marco inicial significativo para a minha pesquisa de doutorado intitulada “Pioneiros e Pioneiras da Educação Popular Freiriana e a Universidade”, que foi defendida em fevereiro de 2018, sob a orientação do Prof. Dr. Danilo Romeu Streck e a coorientação do próprio Brandão. Este estudo foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. A conversa e entrevista com Brandão foi essencial para o delineamento teórico e metodológico da minha tese, proporcionando reflexões valiosas sobre a trajetória da Educação Popular freiriana no contexto universitário.
Entrevista concedida em 10 de junho de 2016.
Descargas
Citas
BARREIRO, Júlio. Educação popular e conscientização [tradução de Carlos Rodrigues Brandão]. Petrópolis: Vozes, 1980.
BRANDÃO, Carlos R. O que é Método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org). A questão política da educação popular. 7ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
PAULO, Fernanda dos Santos. Pioneiros e pioneiras da Educação Popular freiriana e a universidade. Tese (Doutorado) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2018.
PAULO, Fernanda dos Santos; GAIO, Adriana. Educação popular nas cartas do educador Carlos Rodrigues Brandão: contribuições para a pedagogia latino-americana. Chapecó: Editora Livrologia, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernanda Paulo, Carlos Rodrigues Brandão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017