Famílias de Pessoas com Deficiência Intelectual:

cuidar e educar nas redes parental e social de apoio

Autores

  • Cláudia Paranhos Portela Universidade do Estado da Bahia
  • Livia Alessandra Fialho Costa Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p266-676

Palavras-chave:

educação; deficiência intelectual; rede de apoio parental; redes de apoio sociais; solidariedade familiar

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolvida em Salvador, no ano de 2014, e cujo tema foi o percurso de cuidado e educação das pessoas com deficiência. Mais especificamente, perguntamos às famílias sobre a formação e atuação das redes de apoio parental e social no cuidado e educação da pessoa com deficiência intelectual. Analisamos, assim, as estratégias de cuidado elaboradas e experienciadas pelas famílias diante da necessidade de cuidar, educar e socializar filhos(as) com deficiência intelectual. A pesquisa foi baseada em entrevistas semiestruturadas com dezesseis famílias de pessoas com deficiência intelectual, adultas, moradoras de Salvador, Bahia. Os resultados obtidos na investigação revelaram uma realidade familiar em que as mães aparecem como as principais cuidadoras dos(as) filhos(as). Evidenciou-se também que o apoio fornecido pelas redes parental e social se revelam como fatores determinantes no processo de cuidado, educação e socialização do(a) filho(a) com deficiência intelectual, tendo em vista que, quanto maior é o apoio recebido, mais qualidade de vida se garante às pessoas com deficiência e às suas famílias. A pesquisa aponta a necessidade de novos estudos comparativos que estabeleçam a relação entre a influência das redes de solidariedade familiar e social no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual

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Biografia do Autor

Cláudia Paranhos Portela, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) Campus I – Salvador (UNEB), Salva- dor, Bahia.

Livia Alessandra Fialho Costa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorado em Antropologia e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) Paris.  Pós-doutorado em Educação - Université Paris 13/França. Professora e Pesquisadora do Departamento de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Campus I/ Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

PORTELA, C. P. .; COSTA, L. A. F. Famílias de Pessoas com Deficiência Intelectual: : cuidar e educar nas redes parental e social de apoio . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 266–676, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p266-676. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15408. Acesso em: 24 nov. 2024.