Universidade, desenvolvimento territorial e educação do campo no Vale do Jaguaribe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p52-67

Palavras-chave:

Educação do campo. Desenvolvimento territorial. Vale do Jaguaribe. MST. UECE.

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as reverberações, no território do Vale do Jaguaribe, repercutidas desde projetos de educação do campo, desenvolvidos por
docentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Tendo-se por base as dissertações, monografias e teses de doutorado sobre a região, a partir de 2008, cujos objetos de investigação abordam tanto a educação do campo, quanto o desenvolvimento territorial, e se constituíram a referência de análise do trabalho, constatou-se que as ações de educação do campo em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta região fortaleceram a luta pela terra, a organização política e produtiva. Dessa forma, influenciam no redesenho do território, tanto no que concerne ao fortalecimento da agricultura familiar, quanto ao da transição agroecológica e do acesso à educação, reverberando no projeto de formação docente e na ampliação da própria Universidade

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Biografia do Autor

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará,

José Ernandi Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil

Jamira Lopes de Amorim, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

CARVALHO, S. M. G. de .; MENDES, J. E. .; AMORIM, J. L. de . Universidade, desenvolvimento territorial e educação do campo no Vale do Jaguaribe. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 52–67, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p52-67. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13016. Acesso em: 17 abr. 2024.