Os movimentos sociais na construção das políticas de formação de educadores/as do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p68-84

Palavras-chave:

Educação do Campo. Movimentos Sociais. Políticas educacionais. Formação de educadores/as.

Resumo

Este ensaio objetiva refletir sobre potenciais contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção de política de formação de educadores/as
do campo. Com fundamentação nos pressupostos do materialismo histórico dialético, que permite compreender e desvelar as transformações e contradições
da realidade concreta, socializa os resultados de um estudo que envolveu a pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de referenciais que orientam
as discussões e conclusões expressas no texto, tendo como base Caldart (2009a, 2012, 2020), Molina (2003, 2012, 2015, 2020) e Arroyo (2007, 2012),
entre outros. Por fim, é possível observar que a Educação do Campo, atrelada às contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção e nos
rumos das políticas de formação de educadores/as do campo, reforça a luta emancipatória por políticas públicas que garantam aos camponeses o direito à
vida e a educação escolar com dignidade nos seus territórios.

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Biografia do Autor

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil. Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM.

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, Amazonas, Brasil

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

BORGES, H. da S. .; SOUZA, Érica de S. e . Os movimentos sociais na construção das políticas de formação de educadores/as do campo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 68–84, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p68-84. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13002. Acesso em: 16 abr. 2024.