Educação contra os quadros de guerra

Auteurs-es

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p204-222

Mots-clés :

Educação, Quadros de guerra, Diferenças.

Résumé

Este texto é um ensaio no campo da filosofia da educação, faz parte do projeto de pesquisa, Contribuições da interseccionalidade com as diferenças para se problematizar o saber-fazer docente, desenvolvido junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como objetivo, é proposto problematizar o compromisso ético-político da educação a serviço da desconstrução do favorecimento dos quadros de guerra, proposto pelo enfoque butleriano, naturalmente propagados, na atualidade, contra as diferenças. Com abordagem no terreno das pesquisas pós-críticas em educação, a pesquisa bibliográfica se fez exploratória e descritiva a fim de evocar pesquisadores/as da educação para revigorar o projeto-compromisso ético-político brasileiro em prol da educação escolar pública e democrática. Na atualidade, são criados, a exemplo do atual governo, o fomento aos quadros de guerra, por meio de intensos discursos de ódio às diferenças de gênero, sexualidades, raça, etnias... que reascende a luta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Paranaíba). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX da UEM) e ao Grupo de Pesquisas Dinâmicas Territoriais e Espaços Fronteiriços (DITEFRON da UEMS).

Références

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? Belo Horizonte: Autêntica, 2015a.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: uma crítica à violência ética. Belo Horizonte: Autêntica 2015b.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CÁSSIO, Fernando. Apresentação. In: CÁSSIO, Fernando (org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e a liberdade de ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CURY, Carlos Roberto Jamil. O direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, jul. 2002. p. 245-262. Disponível em: <<https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf>>. Acesso em: 22 jul. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade. UERJ: LPP, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

hooks, bell. Educação democrática. In: CÁSSIO, Fernando. (org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e a liberdade de ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MISKOLCI, Richard. Do desvio às diferenças. Teoria & Pesquisa, v. 7, jul/dez, 2005. Disponível em: <http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/43/36>. Acesso em: 12 jun. 2020.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (orgs) Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edicões, 2014.

PENNA, Fernando de Araujo. “Discussões sobre a escola sem partido e suas repercussões no espaço escolar” (lecture). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL, 5., 2017, Maringá... Maringá: UEM, 2017.

RODRIGUES, Cris. Neste 1º de abril, relembre nove fake news que marcaram o cenário político do Brasil, Brasil de Fato, São Paulo, 01, Abril, 2019. Disponível em: <<https://www.brasildefato.com.br/2019/04/01/neste-1o-de-abril-relembre-nove-fake-news-que-marcaram-o-cenario-politico-do-brasil>>. Acesso em: 22 jul. 2020.

SINGER, Helena. Gestão democrática do conhecimento: sobre propostas transformadoras da estrutura escolar e suas implicações nas trajetórias dos estudantes. Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

YOUTUBE. Vídeo completo: a reunião de Bolsonaro com ministros em 22 de abril. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nfgv7DLdCqA. Acesso em: 01 jun. 2020.

Publié-e

2021-06-30

Comment citer

SILVA, F. G. O. da. Educação contra os quadros de guerra. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 204–222, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p204-222. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9150. Acesso em: 23 nov. 2024.