Escola sem partido e a destituição da responsabilidade e autoridade do professor: crítica a partir do pensamento de Hannah Arendt

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p91-104

Mots-clés :

Educação. Escola sem Partido. Hannah Arendt.

Résumé

Busca-se compreender e criticar, a partir das contribuições do pensamento de Hannah Arendt sobre a educação, o movimento Escola sem Partido. Destaca-se, em especial, o impacto das suas proposições na descaracterização da função docente. A partir de um estudo teórico bibliográfico de cunho qualitativo, identificou-se que por meio de investidas na elaboração de projetos de leis e pressões sociais diversas, esse movimento confere um clima policialesco sobre a atuação do professor, destituindo-lhe da responsabilidade e da autoridade na condução do trabalho educativo.

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Publié-e

2021-11-23

Comment citer

DELLA FONTE, S. S.; LEMOS, C. Escola sem partido e a destituição da responsabilidade e autoridade do professor: crítica a partir do pensamento de Hannah Arendt. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 91–104, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p91-104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9041. Acesso em: 22 déc. 2024.