Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319Mots-clés :
Ensino de Matemática, Inclusão, Estudantes surdos e surdas.Résumé
O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.Téléchargements
Références
ALBERTON, Bruna. Fagundes. Antunes. Discursos curriculares sobre educação matemática para surdos. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRS, Porto Alegre-RS, 2015.
ANGELOTTI, Vanessa. Cristina. Ensino informatizado de frações a crianças surdas e ouvintes por meio do Paradigma de Equivalência de Estímulos. 61 f. Dissertação (Dissertação de Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. São Carlos-SP, 2016.
ARAUJO, Ênio. Gomes. Ensino de matemática em Libras: reflexões sobre minha experiência numa escola especializada. 247 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2015.
ASSIS, Cláudio de. Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em libras. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2013.
ASSIS, Cláudio de. Relevância dos gestos no discurso matemático do sujeito surdo. 177 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2018.
BEZERRA, Cristiano. A interação entre aprendizes surdos utilizando o fórum de discussão: limites e potencialidades. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2012.
CONCEIÇÃO, Kauan. Espósito da. A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo mathsticks. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2012.
COSTA, Walber. Christiano. Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2015.
FERNANDES, Solange. Hassan. Ahmad. Ali.; HEALY, Lulu. Rumo à educação matemática inclusiva: reflexões sobre a nossa jornada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Edição Especial: Educação Matemática, v.7, n.4, p. 28-48, 2016.
FILHO, José. Sinésio. Torres. Gonçalves. SignWriting da linguagem matemática para o ensino de geometria plana. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2018.
FIORENTINI, Dário.; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
MAIA, Alana. Monteiro. Ferreira.; LIMA, Raquel. Pereira de.; COSTA, Edivaldo da. Silva. O processo de alfabetização e letramento em escrita de sinais por surdos aracajuanos: uma análise preliminar. In: 10 Encontro Internacional de Formação de Professores. 10, 2017, Aracaju. Anais...Aracaju, SE: Universidade Tiradentes, p. 1-18, 2017.
MANTOAN, Maria. Tereza. Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.
MARCONDES, Fabiane. Guimarães. Vieira. Os sentidos do zero: as metáforas nas expressões de alunos surdos e professores de matemática. 256 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2014.
MENDES, Rodrigo. Geraldo. Surdos bem-sucedidos em matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2016.
NADER, Júlia. Maria. Vieira.; NOVAES-PINTO, Rosana do. Carmo. Aquisição tardia de linguagem e desenvolvimento cognitivo do surdo. Estudos linguísticos, São Paulo, 40 (2): p. 929-943, 2011.
NEVES, Maria. Janete. Bastos das. A comunicação em matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará-UFPA. Belém-PA, 2011.
OLIVEIRA, Marileide. Antunes de.; LEITE, L. P. Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos. Paideia, 21(49), p. 197-205, 2011.
PAIXÃO, Natalina do Socorro. Souza. Martins. Saberes de professores que ensinam matemática para alunos surdos incluídos numa escola de ouvintes. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2010.
PERLIN, Gladis.; STROBEL; Karin. Fundamentos da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis-SC, 2008.
QUADROS, Ronice. Muller de.; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre-RS: ArtMed, 2004.
SALES, Elielson. Ribeiro de. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 237 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista-UNESP, Rio Claro-São Paulo, 2013.
SILVA, Elizabete. Leopoldina da. Luz, câmera, ação: adaptando uma teleaula de frações para o público surdo. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2014.
SILVA, Gerciane. Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2012.
SILVA, Iramí. Bila da. Libras como interface no ensino de funções matemáticas para surdos: uma abordagem a partir das narrativas. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Sergipe-UFS, São Cristóvão-SE, 2016.
SILVA, Tania. Cristina.; AMARAL, Carmem. Lúcia. Costa. Jogos e avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma relação possível. Revista em Ensino de Ciências e Matemática. v. 2, n. 1, p. 1-8, 2011.
SOUZA, Franklin. Rodrigues de. Explorações de frações equivalentes por alunos surdos: uma investigação das contribuições da musicalcolorida. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
VIANA, Flávia. Roldan.; BARRETO, M. C. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba-PR: CRV, 2014.
WANZELER, Edson. Pinheiro. Surdez, bilinguismo, e educação matemática: um (novo?) objeto de pesquisa na educação de surdos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2015.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza, Maria Batista Lima 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017