Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Inclusão, Estudantes surdos e surdas.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo principal: analisar as produções acadêmicas sobre o ensino de Matemática para estudantes surdos(as) na base de dados de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Anhanguera de São Paulo. Assim, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Meta-análise. Para coletar os dados, foram pesquisadas as seguintes palavras-chave no título das pesquisas acadêmicas: matemática, surdo, ensino, Libras. Em vista disso, os resultados encontrados evidenciam diferentes enfoques que vão desde a prática docente, conteúdos matemáticos à tecnologia. Além disso, ficou evidente dois desafios que os estudantes surdos enfrentam no ensino-aprendizagem de Matemática: a interpretação de enunciados matemáticos e a ausência de sinais específicos da área da Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Affonso Tavares Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduação em Pedagogia pela Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar - FASVIPA. Integrante do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional da Pessoa com Deficiência e Tecnologia Assistiva - NÚPITA/CNPq/UFS no eixo: Educação Matemática e Inclusão e do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática NCPPEM/CNPq/UFS.

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática pela
Universidade Anhanguera de São Paulo. Membro dos Grupos
de Pesquisa: Educon/CNPq/UFS, NÚPITA/CNPq/UFS, neuro-
Math/CNq/IFS. Líder do grupo de pesquisa NCPPEM/CNPq/UFS.

Maria Batista Lima, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe do Departamento de Educação do
Campus Itabaiana-DEDI e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
PPGECIMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Desigualdades
e Diferenças na Educação (GEPIADDE) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

Citas

ALBERTON, Bruna. Fagundes. Antunes. Discursos curriculares sobre educação matemática para surdos. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRS, Porto Alegre-RS, 2015.

ANGELOTTI, Vanessa. Cristina. Ensino informatizado de frações a crianças surdas e ouvintes por meio do Paradigma de Equivalência de Estímulos. 61 f. Dissertação (Dissertação de Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. São Carlos-SP, 2016.

ARAUJO, Ênio. Gomes. Ensino de matemática em Libras: reflexões sobre minha experiência numa escola especializada. 247 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2015.

ASSIS, Cláudio de. Explorando a ideia do número racional na sua representação fracionária em libras. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2013.

ASSIS, Cláudio de. Relevância dos gestos no discurso matemático do sujeito surdo. 177 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2018.

BEZERRA, Cristiano. A interação entre aprendizes surdos utilizando o fórum de discussão: limites e potencialidades. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2012.

CONCEIÇÃO, Kauan. Espósito da. A construção de expressões algébricas por alunos surdos: as contribuições do micromundo mathsticks. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2012.

COSTA, Walber. Christiano. Lima da. Tradução da linguagem matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2015.

FERNANDES, Solange. Hassan. Ahmad. Ali.; HEALY, Lulu. Rumo à educação matemática inclusiva: reflexões sobre a nossa jornada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Edição Especial: Educação Matemática, v.7, n.4, p. 28-48, 2016.

FILHO, José. Sinésio. Torres. Gonçalves. SignWriting da linguagem matemática para o ensino de geometria plana. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2018.

FIORENTINI, Dário.; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

MAIA, Alana. Monteiro. Ferreira.; LIMA, Raquel. Pereira de.; COSTA, Edivaldo da. Silva. O processo de alfabetização e letramento em escrita de sinais por surdos aracajuanos: uma análise preliminar. In: 10 Encontro Internacional de Formação de Professores. 10, 2017, Aracaju. Anais...Aracaju, SE: Universidade Tiradentes, p. 1-18, 2017.

MANTOAN, Maria. Tereza. Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

MARCONDES, Fabiane. Guimarães. Vieira. Os sentidos do zero: as metáforas nas expressões de alunos surdos e professores de matemática. 256 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2014.

MENDES, Rodrigo. Geraldo. Surdos bem-sucedidos em matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2016.

NADER, Júlia. Maria. Vieira.; NOVAES-PINTO, Rosana do. Carmo. Aquisição tardia de linguagem e desenvolvimento cognitivo do surdo. Estudos linguísticos, São Paulo, 40 (2): p. 929-943, 2011.

NEVES, Maria. Janete. Bastos das. A comunicação em matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará-UFPA. Belém-PA, 2011.

OLIVEIRA, Marileide. Antunes de.; LEITE, L. P. Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos. Paideia, 21(49), p. 197-205, 2011.

PAIXÃO, Natalina do Socorro. Souza. Martins. Saberes de professores que ensinam matemática para alunos surdos incluídos numa escola de ouvintes. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2010.

PERLIN, Gladis.; STROBEL; Karin. Fundamentos da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis-SC, 2008.

QUADROS, Ronice. Muller de.; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre-RS: ArtMed, 2004.

SALES, Elielson. Ribeiro de. A visualização no ensino de matemática: uma experiência com alunos surdos. 237 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista-UNESP, Rio Claro-São Paulo, 2013.

SILVA, Elizabete. Leopoldina da. Luz, câmera, ação: adaptando uma teleaula de frações para o público surdo. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2014.

SILVA, Gerciane. Gercina da. O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2012.

SILVA, Iramí. Bila da. Libras como interface no ensino de funções matemáticas para surdos: uma abordagem a partir das narrativas. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Sergipe-UFS, São Cristóvão-SE, 2016.

SILVA, Tania. Cristina.; AMARAL, Carmem. Lúcia. Costa. Jogos e avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma relação possível. Revista em Ensino de Ciências e Matemática. v. 2, n. 1, p. 1-8, 2011.

SOUZA, Franklin. Rodrigues de. Explorações de frações equivalentes por alunos surdos: uma investigação das contribuições da musicalcolorida. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN-SP, São Paulo, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

VIANA, Flávia. Roldan.; BARRETO, M. C. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba-PR: CRV, 2014.

WANZELER, Edson. Pinheiro. Surdez, bilinguismo, e educação matemática: um (novo?) objeto de pesquisa na educação de surdos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém-PA, 2015.

Archivos adicionales

Publicado

2024-03-26

Cómo citar

TAVARES SILVA, J. A.; SOUZA, D. da S.; LIMA, M. B. Análise de Pesquisas Acerca do Ensino De Matemática para Estudantes Surdos Inclusos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 304–319, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p304-319. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8661. Acesso em: 24 nov. 2024.