APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pMots-clés :
Universidade, Ensino, Aprendizagem, Profissionalidade docente, Mudança.Résumé
O ensino superior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências
neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas
trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente
para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do ensino superior. Desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
BARNETT, Ronald. Higher education: a critical business. Buckingham: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 1997.
______. University knowledge in an age of supercomplexity, Higher Education, v. 40, n. 4, p. 409-422, 2000.
BARNETT, Ronald; COATE, Kelly. Engaging the curriculum in higher education. Maidenhead: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2005.
BARNETT, Ronald; MAXWELL, Nicholas. Wisdom in the university. London: Routledge, 2008.
BIGGS, John. Calidad del aprendizaje universitario. Madrid: Narcea, 2010.
CARR, Wilfred. Educational research as practical science. International Journal of Research & Method in Education, v. 30, n. 3, p. 271-286, 2007.
CASTANHO, Maria Eugenia L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 75-89.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2005.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
DIAS SOBRINHO, José. Professor universitário: contextos, problemas e oportunidades. In: CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes (Org.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: EDUEFS, 2009. p. 15-31.
ELLIOT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
______. When schools become dead zones of the imagination: a critical pedagogy manifesto. Truth-out, 13 Aug. 2013. Disponível em:
<http://truth-out.org/opinion/item/18133-when-schools-become-dead-zones-of-the-imagination-a-critical-pedagogy-manifesto>. Acesso em: 12 set. 2013.
HEALEY, Mick.Vínculos entre docência e investigación: reflexión en torno a los espacios disciplinares y el papel del aprendizaje basado en la indagación. In: BARNETT, Ronald (Ed.). Para una transformación de la universidade: nuevas relaciones entre investigación, saber y docência. Barcelona: Octaedro, 2008. p. 93-137.
IMBERNÓN, Francisco. (Org.) La investigación educativa como herramienta de formación del profesorado. Barcelona: GRAÓ, 2007.
KINCHELOE, Joe. Construtivismo crítico. Mangualde: Pedago, 2006.
MORAIS, J. F. Regis de. A criticidade como fundamento do humano. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 51-74.
MORLEY, L. Quality and power in higher education. Maidenhead: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2003.
RASCO, José Félix Angulo. Inovação, universidade e sociedade. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). O que há de novo na educação superior. Do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 13-58.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SHULMAN, Lee. Teaching as community property – essays on higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.
SMYTH, John. A rationale for teachers’ critical pedagogy: a handbook. Victoria: Deakin University, 1987.
SOARES, Sandra Regina; BORBA, Valquíria (Org.). Ensino e aprendizagem: análise de práticas. Salvador: Eduneb, 2012. (Série Práxis e Docência Universitária, v. 1).
SOARES, Sandra Regina; SOARES, Ilma Maria Fernandes; BARREIRO, Mariana Soledade. Ensino para a autonomia: inovando a formação profissional. Salvador: Eduneb, 2013. (Série Práxis e Docência Universitária, v. 2).
STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata, 1996.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de; FONSECA, Marília. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 161-191.
VIEIRA, Flávia. Transformar a pedagogia na universidade? Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 1, p. 10-27, jan./jun. 2005.
______. (Org.). Transformar a pedagogia na universidade: narrativas da prática. Santo Tirso: DeFacto Editores, 2009a.
______. Em contra-corrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 28, p. 107-126, jul. 2009b.
______. O professor como arquiteto da pedagogia na universidade. Teias – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ, v. 14, n. 33, p. 138-156, 2013a.
______. The scholarship of pedagogy in adverse settings - lessons from experience. In: FLORES, Maria Assunção. et al. (Org.). Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. Rotterdam: Sense Publishers, 2013b. p. 257-276.
VIEIRA, Flávia; SILVA, José Luís; ALMEIDA, Judite. Transformar a pedagogia na universidade: um caminho de transgressão? In: SOARES JÚNIOR, Arnaud (Org.). Educação e contemporaneidade – contextos e singularidades. Salvador: Edufba/ Eduneb, 2012. p. 145-170.
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017