APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA

Auteurs-es

  • Sandra Regina Soares Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Flávia Vieira Universidade de Minho

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Mots-clés :

Universidade, Ensino, Aprendizagem, Profissionalidade docente, Mudança.

Résumé

O ensino superior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências
neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas
trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente
para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Regina Soares, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em educação pela Université de Sherbrooke (Quebec- Canadá)- programa de Pós-Graduação em Educação, 2004.
Pós-doutorado em Pedagogia Universitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2009. Professora Titular do Departamento de Educação e do programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP) (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq). Organizadora da Série Práxis e Docência Universitária.

Flávia Vieira, Universidade de Minho

Doutora em Educação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), 1997. Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade de Minho e membro do Centro de Investigação em Educação (financiado pela Fundação para a Ciência e a
Tecnologia, Projeto PEST-OE/CED/UI1661/2014). Coordenadora do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA)
e do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia no Instituto de Educação (NEIP.IE). Leciona em cursos de pós-graduação em Ciências da Educação e coordena a área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas. É coordenadora do Estágio Profissional dos Mestrados em Ensino.

Références

ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do ensino superior. Desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

BARNETT, Ronald. Higher education: a critical business. Buckingham: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 1997.

______. University knowledge in an age of supercomplexity, Higher Education, v. 40, n. 4, p. 409-422, 2000.

BARNETT, Ronald; COATE, Kelly. Engaging the curriculum in higher education. Maidenhead: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2005.

BARNETT, Ronald; MAXWELL, Nicholas. Wisdom in the university. London: Routledge, 2008.

BIGGS, John. Calidad del aprendizaje universitario. Madrid: Narcea, 2010.

CARR, Wilfred. Educational research as practical science. International Journal of Research & Method in Education, v. 30, n. 3, p. 271-286, 2007.

CASTANHO, Maria Eugenia L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 75-89.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2005.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

DIAS SOBRINHO, José. Professor universitário: contextos, problemas e oportunidades. In: CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes (Org.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: EDUEFS, 2009. p. 15-31.

ELLIOT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

______. When schools become dead zones of the imagination: a critical pedagogy manifesto. Truth-out, 13 Aug. 2013. Disponível em:

<http://truth-out.org/opinion/item/18133-when-schools-become-dead-zones-of-the-imagination-a-critical-pedagogy-manifesto>. Acesso em: 12 set. 2013.

HEALEY, Mick.Vínculos entre docência e investigación: reflexión en torno a los espacios disciplinares y el papel del aprendizaje basado en la indagación. In: BARNETT, Ronald (Ed.). Para una transformación de la universidade: nuevas relaciones entre investigación, saber y docência. Barcelona: Octaedro, 2008. p. 93-137.

IMBERNÓN, Francisco. (Org.) La investigación educativa como herramienta de formación del profesorado. Barcelona: GRAÓ, 2007.

KINCHELOE, Joe. Construtivismo crítico. Mangualde: Pedago, 2006.

MORAIS, J. F. Regis de. A criticidade como fundamento do humano. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 51-74.

MORLEY, L. Quality and power in higher education. Maidenhead: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2003.

RASCO, José Félix Angulo. Inovação, universidade e sociedade. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). O que há de novo na educação superior. Do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 13-58.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SHULMAN, Lee. Teaching as community property – essays on higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

SMYTH, John. A rationale for teachers’ critical pedagogy: a handbook. Victoria: Deakin University, 1987.

SOARES, Sandra Regina; BORBA, Valquíria (Org.). Ensino e aprendizagem: análise de práticas. Salvador: Eduneb, 2012. (Série Práxis e Docência Universitária, v. 1).

SOARES, Sandra Regina; SOARES, Ilma Maria Fernandes; BARREIRO, Mariana Soledade. Ensino para a autonomia: inovando a formação profissional. Salvador: Eduneb, 2013. (Série Práxis e Docência Universitária, v. 2).

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata, 1996.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de; FONSECA, Marília. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 161-191.

VIEIRA, Flávia. Transformar a pedagogia na universidade? Currículo sem Fronteiras, v. 5, n. 1, p. 10-27, jan./jun. 2005.

______. (Org.). Transformar a pedagogia na universidade: narrativas da prática. Santo Tirso: DeFacto Editores, 2009a.

______. Em contra-corrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 28, p. 107-126, jul. 2009b.

______. O professor como arquiteto da pedagogia na universidade. Teias – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ, v. 14, n. 33, p. 138-156, 2013a.

______. The scholarship of pedagogy in adverse settings - lessons from experience. In: FLORES, Maria Assunção. et al. (Org.). Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. Rotterdam: Sense Publishers, 2013b. p. 257-276.

VIEIRA, Flávia; SILVA, José Luís; ALMEIDA, Judite. Transformar a pedagogia na universidade: um caminho de transgressão? In: SOARES JÚNIOR, Arnaud (Org.). Educação e contemporaneidade – contextos e singularidades. Salvador: Edufba/ Eduneb, 2012. p. 145-170.

Comment citer

SOARES, S. R.; VIEIRA, F. APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834. Acesso em: 21 nov. 2024.