Diário virtual como espaco (ciber)formativo e o movimento da práxis no curso de Pedagogia da UNEB
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p318-337Mots-clés :
Diários Virtuais, Educação online, Cibercultura, Racionalidade comunicativa, Pesquisa-FormaçãoRésumé
Este artigo apresenta resultado de prática (ciber)formativa com graduandos do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, tendo como objeto de estudo a reflexão desses sujeitos sobre a construção de práxis educativa, mediada por ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva problematizar ações discursivas apresentadas pelos futuros professores da Educação Básica, ao vivenciarem a (ciber)formação, ao levar em conta aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos disciplinares, que fazem parte da organização dos cursos virtuais. Metodologicamente, situa-se como uma pesquisa-formação, tendo como dispositivo para a construção de informações o diário virtual, uma das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Com este estudo, ratificamos a importância da realização de práticas formativas sobre a Educação online, como um movimento de práxis, também em cursos de modalidade presencial, ao considerar a atuação do futuro docente no ciberespaço.
Téléchargements
Références
ALAVA, S. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ALVES, Lynn. Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra. Moodle: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso. Salvador: Eduneb, 2009.
ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 23, Rio de Janeiro: maio/ago. 2003.
ALVES, TAS.; SOUSA, RP. Formação para a docência na educação online. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 39-66. ISBN 978-85-7879-326-5. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
ANECLETO, Úrsula Cunha. Ambiente Moodle e ampliação do letramento digital: experiência com gênero emergente fórum de discussão. In: Revista Observatório. UFT: Palmas, v. 4, n. 5, p. 182-205, ago. 2018.
ARDOINO, Jacques. Para uma pedagogia socialista. Brasília. Editora Plano, 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Editora Paz e Terra. 1999.
CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (org.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Versão digital, 2005. Disponível em: https:// www.researchgate.net/ publication/329970512. Acessado em: 01 de dezembro de 2019.
CAPUTO, Stela Guedes (Orgs.). Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. Rio de Janeiro (RJ): Omodê, 2018. p. 71-89.
RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Diário de pesquisa e aprendizagem multirreferencial na cibercultura. Fortaleza/CE: EduECE / Livro 1, 2014, p. 1-12.
HABERMAS, Jürgen. Jürgen Habermas: obras escolhidas. Volume I. Tradução Lumir Nahodil. Lisboa: Edições 70, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Vol 1. Tradução Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LEMOS, André; CUNHA, Paulo (org.). Olhares Sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003.
LEMOS, André. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Cibercultura e Mobilidade: a Era da Conexão. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005. Acessado em 10 de abril de 2020.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MASETTO, Marcos T. O professor na hora da verdade. São Paulo: Avercamp, 2009.
MILL, Daniel. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Márcia Rosenfeld Gomes de. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2010. p. 23-40.
MIZUKAMI, M. G. N. Formadores de professores e educação a distância: algumas aprendizagens. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 149-172.
MONTEMÓR, Walkyria. As tecnologias digitais e as mudanças educacionais. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL, Ruberval Franco (Org). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada vol. 44, Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p.7-11.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Portugal: Ed. Publicações Europa-América, Lda, 1994.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
OIKAWA, Erika. Dinâmicas relacionais contemporâneas: visibilidade, performances e interações nas redes sociais da internet. In: PRIMO, Alex (org.). Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2016.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
RAMAL, Andrea Cecilia. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Diário de pesquisa e aprendizagem multirreferencial na cibercultura. In: SANTOS, Edméa;
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, Edméa. Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Tese (doutorado) 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufba.b/ ri/bitstream/ri/11800/1/. Acesso em: 10 de abril de 2020.
SANTOS, Edméa. Educação Online para além da EAD: Um Fenômeno Da Cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009 ISBN- 978-972-8746-71-1. Disponível em: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/ xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf. Acessado em 30 março de 2020.
SANTOS, J. C. F. O desafio de promover a aprendizagem significativa. Revista UNIABEU, Rio de Janeiro, v. 20, p. 29-37, 2006.
SANTOS, Edméa; WEBER, Aline. Diários-online: cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. In: SANTOS, Edméa (org.). Diário online: dispositivo multirreferencial da pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso (PT): Dinâmicas educacionais contemporâneas, 2014.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: CBC, set. 2001.
SILVA, Obdália S. Ferraz; ANECLETO, Úrsula Cunha. Formação docente na cultura digital: por uma prática pedagógica ética e humanista. In: Sergio Alejandro Rodríguez Jerez (org.). Enseñar y Educar en la Civilización Digital. Bogotá, D.C., Colombia: Universidad Sergio Arboleda.2018.
SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (org.). Educação Superior e Formação de Professores: questões atuais. São Paulo: Edições Hipótese, 2017.
SCHWARTZMAN, S. Ciência, universidade e ideologia: a política do conhecimento [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TREVISOL, Marcio G. A ação comunicativa e pedagogia: alguns apontamentos sobre educação e mídia. V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul-RS, maio/2010. Disponível em http://www.ucs.br/ucs/ tplcinfe/ eventos/ cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico7/Acao%20comunicativa%20e%20pedagogia%20alguns%20apontamentos%20sobre%20educacao%20e%20midia.pdf. Acessado em 25 de março de 2020.
VALENTE, J. A. Diferentes abordagens de Educação a Distância. Campinas: NIED -UNICAMP. 2001.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017