A Reforma Gustavo Capanema no Atheneu Sergipense: entre a legislação educacional e as práticas educativas discentes (1942-1961)
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p180-194Mots-clés :
Atheneu Sergipense, Reforma Capanema, História da educação, História do ensino secundário, Práticas discentesRésumé
Este estudo tomou como ponto de partida a Reforma de Capanema, em vigor no Brasil nos anos de 1942 a 1961, pela Lei Orgânica do Ensino Secundário, a fim de analisar seus reflexos nas práticas educativas discentes. O texto apresenta os desdobramentos de tal legislação notadamente no Atheneu Sergipense, centrando-se no papel do aluno não apenas como partícipe do cotidiano escolar, mas como produtor deste. O processo investigativo seguiu as recomendações de Viñao Frago (2000), que englobam três pontos de vista: o teórico, o legal e o real. As fontes recorridas neste estudo foram: peças legislativas que determinaram ações efetivas no colégio, ofícios e, sobretudo, jornais estudantis e comerciais que revelaram práticas discentes de destaque, como a organização de agremiações, redação de jornais, criação, direção e encenação de peças teatrais, apresentações musicais, enfim, manifestações artístico-culturais, recreativas e de formação complementar, elaboradas pela classe estudantil sergipana, fomentadas naquela “Casa de Educação Literária”.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Sayonara do Espírito Santo Almeida. Economia doméstica: uma disciplina escolar no Secundário Ginasial Sergipano do Atheneu Sergipense (1944-1954). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2017.
ALVES, Eva Maria Siqueira. O Atheneu Sergipense: uma casa de educação literária examinada segundo os Planos de Estudos (1870-1908). 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2005.
ALVES, Eva Maria Siqueira. O ensino secundário em Sergipe (1931-1961). In: DALLABRIDA, Norberto; SOUZA, Rosa Fátima de (org.). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931-1961). Uberlândia, MG: EDUFU, 2014. p. 283-312.
ALVES, Eva Maria Siqueira (org.). Entre papéis e lembranças: o Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense e as contribuições para a história da educação. Aracaju: Edise, 2015.
ALVES, Eva Maria Siqueira. Et. al. Ensino Secundário em Sergipe (1942-1961). Relatório Final de Pesquisa. Aracaju, 2020.
ANUNCIAÇÃO, Tássia Oliva de Souza. O Teatro Atheneu e suas memórias: palco-casa da arte em Aracaju-Sergipe. 2019. Monografia (Graduação em Artes Cênicas) – Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2019.
BONIFÁCIO, Nadja Santos. Uma educação para a vida: as práticas educativas dos salesianos para formação de meninos em Sergipe (1911-1945). 2017. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, 2017.
BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Palo, 2005.
BRASIL. Decreto-Lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. Disponível em: decreto-lei%204.24420reforma%20capanemaensino% 20secund%E1rio.htm. Acesso em: 10 mar. 2019.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DO ATHENEU SERGIPENSE (CEMAS). Telegrama do Ministro Gustavo Capanema. Livro de Visitas (1916 a 1951). Aracaju, 1942.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DO ATHENEU SERGIPENSE (CEMAS). Ata da Congregação do Atheneu Sergipense, 7 de abril de 1948. Livro de Atas da Congregação do Atheneu Sergipense (1945-1962). Ref. 120FASS01. Aracaju, 1948.
COLÉGIO ESTADUAL DE SERGIPE. Regulamento interno. Aracaju, 1943.
COLÉGIO ESTADUAL DE SERGIPE. Regimento interno. Aracaju, 1954.
COSTA, Rosemeire Marcedo. Fé, civilidade e ilustração: as memórias de ex-alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (1903-1973). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2003.
COSTA, Rosemeire Marcedo. A instrução pré-militar como disciplina escolar: marcas do exército no Atheneu Sergipense (1909-1946). 2018. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2018.
ESCOLANO, Augustin Benedito. A escola como cultura – experiência, memória e arqueologia. Tradução Vera Lúcia Gaspar da Silva e Heloísa Helena Pimenta Rosa. Campinas, SP: Alínea, 2017.
FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno. “Vestidas de azul e branco”: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão, SE: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED, 2003. (Coleção Educação é História).
GALLY, Christianne de Menezes. Brício Cardoso no cenário das humanidades no Atheneu Sergipense (1870-1873). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2004.
GRAÇA, Rogério Freire. Civilidade e formação de professoras: um mosaico do ensino normal regional do Instituto Sagrado Coração de Jesus (Estância/SE, 1949-1955). 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju. 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). O ensino no Brasil em 1948-1950. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico (SERGRAF) do IBGE, 1957.
LIMA, Cristiane de Souza Santana. O padre José Carvalho de Souza e o Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus: uma história indissociável da educação. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju, 2013.
MELO, Valéria Alves. As filhas da Imaculada Conceição: um estudo sobre a educação católica (1915-1970). 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2007.
MENDONÇA, Nunes. A educação em Sergipe. Aracaju: Livraria Regina Ltda, 1958.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Relação dos estabelecimentos de Ensino Secundário. Rio de Janeiro, 1960.
NUNES, Martha Suzana Cabral. O Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1959-1968). 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2008.
PESSANHA, Eurize Caldas. Ensino secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal da Grande Dourados/CNPq/MT, 2017.
PIMENTEL, Carmen Regina de Carvalho. Instruir e educar: práticas de formação no Colégio “Jackson de Figueiredo” (1938-1980). 2014. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2014.
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS, Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INPE), v. VI, n. 16, out. 1945.
RODRIGUES, Simone Paixão. Por uma educação católica: um estudo sobre a disciplina de Religião no Ginásio Santa Terezinha (1947-1968). 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2008.
RODRIGUES, Simone Paixão. Com a palavra, os alunos: associativismo discente no Grêmio Literário Clodomir Silva (1934-1956). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2015.
RODRIGUES, Cibele de Souza. O Porvir, um jornal literário e recreativo: propriedade de uma associação de estudantes do Atheneu Sergipense (1874). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2016.
SAMPAIO. Dilson Gonzaga. “Para tornar o estudo um farol no colégio o lema tracemos” O colégio Patrocínio de São José, de Aracaju (1940-1953). 2016. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju, 2016.
SANTOS, Ana Márcia Barbosa dos. Sob a lente do discurso: aspectos do ensino de Retórica e Poética no Atheneu Sergipense (1874-1891). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2011.
SANTOS, Joelza de Oliveira. Memórias de estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1960-1968). 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2019.
SILVA, France Robertson Pereira da. Educação e preceitos da fé: o Colégio do Salvador (Aracaju 1935-1959). 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2016.
SILVA, Wênia Mendonça. A pedagogia musical do canto orfeônico e a sua configuração como disciplina escolar no Atheneu Sergipense (1931-1956). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, 2018.
SOUZA, Roberto Acízelo de. O Império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: UERJ/UFF, 1999.
TRIBUNA Estudantil volta a circular. Tribuna Estudantil, Aracaju, ano II, n. 7, p. 1, mar. 1948.
VIÑAO FRAGO, Antonio. El espacio y el tiempo escolares como objeto histórico. Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, ano V, n. 7, p. 93-110, 2000.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017