CONCEPÇÕES DOCENTES QUANTO AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p29-44

Mots-clés :

Formação docente, Formação continuada, Educação básica, Escolas públicas

Résumé

O objetivo da presente pesquisa qualitativa exploratória é analisar as concepções docentes da rede municipal de ensino de Curitiba em relação aos processos de formação de professores vivenciados por eles ao longo de suas carreiras profissionais. A análise dos referidos dados atesta para quatro diferentes constatações: docentes a demonstrar conhecimento sobre a relevância dos processos de formação inicial e continuada; docentes a não identificar, em um primeiro momento, contribuições oriundas da formação inicial à sua atuação em sala de aula; docentes a indicar pré-disposição à realização de novos cursos de formação continuada; e docentes a sinalizar determinada resistência em termos de ampliação da formação inicial devido às condições de trabalho a que são submetidos. Identifica-se a necessidade de novas pesquisas sobre a problemática, principalmente no que tange à pertinência de atividades de formação continuada alternativas aos docentes dessa rede municipal de ensino.

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Publié-e

2020-04-03

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ELIAS, A. P. de A. J.; ZOPPO, B. M.; GILZ, C. CONCEPÇÕES DOCENTES QUANTO AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 29–44, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p29-44. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8285. Acesso em: 17 juill. 2024.