CONCEPÇÕES DOCENTES QUANTO AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p29-44

Mots-clés :

Formação docente, Formação continuada, Educação básica, Escolas públicas

Résumé

O objetivo da presente pesquisa qualitativa exploratória é analisar as concepções docentes da rede municipal de ensino de Curitiba em relação aos processos de formação de professores vivenciados por eles ao longo de suas carreiras profissionais. A análise dos referidos dados atesta para quatro diferentes constatações: docentes a demonstrar conhecimento sobre a relevância dos processos de formação inicial e continuada; docentes a não identificar, em um primeiro momento, contribuições oriundas da formação inicial à sua atuação em sala de aula; docentes a indicar pré-disposição à realização de novos cursos de formação continuada; e docentes a sinalizar determinada resistência em termos de ampliação da formação inicial devido às condições de trabalho a que são submetidos. Identifica-se a necessidade de novas pesquisas sobre a problemática, principalmente no que tange à pertinência de atividades de formação continuada alternativas aos docentes dessa rede municipal de ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMARAL, E. M. R. do; CAVALCANTI NETO, A. L. G. Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström. ACTIO, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 26-50, jul./dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio. Acesso em: 12 nov. 2019.

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Revista de Educação, Porto Alegre, ano XXX, v. 63, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2007.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido se desmancha no ar. Tradução de Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Ioriatti. 5. impressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, M. I. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Vol. 1. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 31-42.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Lisboa: Porto Editora, 2001.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; ESQUINSANI, Valdocir Antonio. Aprendizagem profissional e políticas para formação continuada de professores: um estudo de caso. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 139-147, 2014.

GARCIA, C. M. Formação de professores – para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.

GATTI, B. Formação de professores e carreira. São Paulo: Cortez, 1997.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: Unesco, 2011.

LAZARO JUNIOR, J. Plano de Recuperação: projeto congela carreira dos servidores. Notícias do legislativo. Câmara Municipal de Curitiba. 11 abr. 2017. Disponível em: https://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=27721. Acesso em: 08 out. 2019.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MOITA, M. C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1992. p. 111-140.

MORAES, M. C.; NAVAS, J. M. B. Complexidade e transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Tradução de Maria dos Anjos Caseiro e Manuel F. Ferreira. Porto: Porto, 1992.

NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Tradução de Graça Cunha, Cândida Hespanha, Conceição Afonso e José A. Souza Tavares. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na América Latina. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 27, n. 53, p. 43-59, 2018.

PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIOVESAN, A.; TEMPORINI, E. R. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, v. 29, p. 318-325, 1995.

ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. 2. ed. Curitiba: Ibepex, 2006.

ROMANOWSKI, J. P.; WACHOWICZ, L. A.; MARTINS, P. L. O. Saberes docentes e os determinantes da prática social. Diálogo Educacional, v. 5, n. 16, p. 11-23, set./dez. 2005.

SELINGARDI, G; MENEZES, M. V. M. Compreendendo o que é ser um professor reflexivo ante a ação pedagógica. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 270-286, out./dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio. Acesso em: 01 nov. 2019.

SIVIERI-PEREIRA, Helena de Ornellas; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes; SILVA, Ana Maria Costa. Formação continuada e identidade profissional na voz de docentes do Brasil e de Portugal. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 28, n. 55, p. 202-220, 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

ZEICHNER, K. M.; ANTUNES, C. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 13-40, 2009.

Publié-e

2020-04-03

Comment citer

ELIAS, A. P. de A. J.; ZOPPO, B. M.; GILZ, C. CONCEPÇÕES DOCENTES QUANTO AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 29–44, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p29-44. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8285. Acesso em: 21 nov. 2024.