FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108

Mots-clés :

Formação continuada, Prática docente, Reflexão-ação

Résumé

O trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRÉ, M. Eu, professora-avaliadora. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 105, p. 78-91, nov. 1998.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom quixote, 1997.

NÓVOA, A. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema. In: SERBINO, R. et al. (org). Formação de professores. São Paulo: Edunesp, 1998. p. 16-39.

SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

VIGOTSKI L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VIGOTSKI. L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publié-e

2020-04-03

Comment citer

RAUSCH, R. B.; SCHLINDWEIN, L. M. FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 95–108, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s