PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E O LUGAR DAS PRÁTICAS

Autores

  • Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p15-28

Palavras-chave:

Prática educacional, Formação de professores, Educação básica

Resumo

Neste artigo analisamos questões relativas ao conceito de prática educacional e suas relações com as teorias, a partir de onde levantamos questões sobre as práticas desenvolvidas na formação para a docência na educação básica, seja em processos de educação continuada, seja em processos de formação inicial no ensino superior. A discussão parte da descrição de dois exemplos concretos realizados, um em escolas municipais de São Paulo, outro em uma Universidade Federal, em Niterói, a partir da utilização de publicações. Agregase estes exemplos de referências a várias outras iniciativas. Pelo examinado, considerando o universo possível para mudar e renovar perspectivas nessas formações, constata-se que as iniciativas ainda são tímidas: de um lado, não têm afetado substancialmente os currículos institucionais de formação para a docência em suas dinâmicas e práticas; de outro, nas formações continuadas ainda não alcançaram largo curso. No entanto, são reveladoras da consciência da necessidade de mudar práticas educacionais para essas formações e se mostram como alternativas pedagógicas ao hábito instaurado nos cursos de formação para a docência.

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

GATTI, B. A. PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E O LUGAR DAS PRÁTICAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 15–28, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p15-28. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8265. Acesso em: 28 mar. 2024.