COGNOTECA:UMA ALTERNATIVA PARA O EXERCÍCIO DE HABILIDADES COGNITIVAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pMots-clés :
Cognoteca, Habilidades cognitivas, Aprendizagem, Jogos cognitivos.Résumé
A cognoteca reúne um acervo de materiais e jogos que exercitam habilidades emocionais, cognitivas e sociais. A cognoteca inserida no contexto escolar permite a proposição
de atividades curriculares e extracurriculares, contribuindo para fortalecer o enfoque globalizador de educação. Os jogos cognitivos são um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição. Considerando esses recursos, neste trabalho temos o objetivo de apresentar os jogos cognitivos como recurso didático ao exercício de habilidades
cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar. O estudo realizado caracteriza-se como exploratório e foi realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir da proposição de atividades na cognoteca e observações
realizadas no atendimento de turmas e alunos do Ensino Fundamental com crianças de 6 a 10 anos. A partir disso, descrevemos três diferentes formatos de atividades com jogos
cognitivos e apontamos algumas contribuições à aprendizagem. Ao mesmo tempo em que apresentamos algumas possibilidades pedagógicas, destacando aspectos relacionados ao Planejamen-to, aos recursos e à organização do espaço no contexto escolar.
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Atualizado em 15/07/2017