A QUEM SERVE A EDUCAÇÃO?

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p12-32

Mots-clés :

Educação, Antropologia, Educação popular, Transformação

Résumé

A partir de algumas civilizações, e recorrendo a tradições conceituais diversas, este artigo é uma reflexão sobre a Educação. Recupera e resume ideias presentes em outros textos do mesmo autor sobre a participação da educação no processo de transformação social e sua relação com a democracia e com o poder. Mediante várias interrogações sobre o papel dos processos educativos em diferentes sociedades, busca-se indagar sobre as distintas práticas de educação, pensadas e vividas, seja como instrumentalização funcional de quem aprende apenas se “instruindo”, através de uma capacitação destinada a uma adaptação ao “mundo real do mercado”, seja uma educação praticada como formação integral com vistas à transformação de quem aprende através de uma inacabável partilha de saberes destinados à auto, alter e sociotransformação.

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Biographie de l'auteur-e

Carlos Rodrigues Brandão, PUC-SP

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Educação e Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).Livre docente em Antropologia do Simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Professor-pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pesquisador do Instituto Paulo Freire (IPF).

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Publié-e

2019-12-29

Comment citer

BRANDÃO, C. R. A QUEM SERVE A EDUCAÇÃO?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 56, p. 12–32, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p12-32. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7831. Acesso em: 24 nov. 2024.