Rodas de leitura na educação infantil

a formação de “leitores pensantes”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326

Mots-clés :

Mediação de leitura, Leitores pensantes, Educação Infantil.

Résumé

 O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Ana Carolina Perrusi A. Bandão é Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e PhD em Psicologia pela University of Sussex (2004). Em 2015-2016 realizou pós doutorado na University of Oxford. É professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo atividades de ensino e orientação de alunos no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (PLEEI), desenvolvendo estudos nas áreas de letramento e processos iniciais de apropriação da linguagem escrita por crianças. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde participa de atividades de formação de professores e de produção e análise de materiais didáticos. Entre 2012 e 2014, assumiu a função de Coordenadora de Ações Pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas que funciona no campus da universidade e é vinculado à Progepe/ UFPE. Desde junho de 2016, reassumiu essa função.

Ana Raquel da Rocha Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, orientada pela professora Dra Ana Carolina Perrusi Alves Brandão. Graduada em Pedagogia pela UFPE (2015). Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem, Leitura e Letramento (GEPELLL), do PLEEI (Grupo de pesquisa em Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil) e do grupo de estudo do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Rosas/UFPE. Professora da rede pública de ensino do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Tem experiência na área de Educação escolar e não escolar.

 

Jane Rafaela Pereira da Silva, Rede Municipal de Ensino da Prefeitura do Recife

Mestre em Educação na linha de linguagem e Educação, titulação concedida em 2014 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia também pela UFPE. Interessa-se por estudos relacionados à apropriação do sistema de escrita alfabética, consciência fonológica, livros didáticos, jogos de linguagem, educação infantil, leitura e literatura infantil. Atualmente trabalha como professora das séries iniciais do ensino fundamental pela Prefeitura do Recife e leciona também como professora de tecnologia por essa mesma instituição, dando aulas de introdução à informática para idosos e comunidade em geral. É membro do  PLEEI (Grupo de pesquisa em Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil).

Références

ALBUQUERQUE, Cinthia. S. Os acervos, os espaços e os projetos de leitura em instituições públicas de Educação Infantil do Recife. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA, Ester C. de S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende... In: Coleção Explorando o Ensino – Literatura/ Ensino Fundamental. 2010a, MEC/SEB, vol. 20, p. 69-106. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2019.

________. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b, p. 33-51.

CHAMBERS, Adam. Tell me: children, reading and talk & The reading environment: how adults help children enjoy books. United Kingdom: The Thimble Press, 2011.

CHARTIER, Anne-Marie; CLESSE, Christiane; HÉRBRARD, Jean. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COLOMER, Teresa. As crianças e os livros. In: BRASIL. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: MEC /SEB, 2016. (v. 6, p. 95-26). Disponível em <http://www.projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>. Acesso em: 05 fev. 2019.

CORDEIRO, Dilian da R. O ensino da compreensão leitora na educação infantil: O que o professor sabe e faz? Tese de doutorado. Recife: UFPE, 2015.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

CUTBILL, Andy; AYTO, Russel. A vaca que botou um ovo. Trad. Lenice Bueno. São Paulo: Salamandra, 2010.

DUTRA, Flávia Rocha; PONTES, Emerson. O dragão tem um problema. Recife: Bagaço, 2009.

FURNARI, Eva. Anjinho. São Paulo: Moderna, 2013.

GHISO, Maria P.; McGUIRE, Caroline E. “I talk through it”: Teacher mediation of picturebooks with sparse verbal text during whole-class readalouds. Reading Research and Instruction. v. 64 (4), p. 341-361, 2007. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/>. Acesso em: 25 abr. 2019.

KOCH, Ingedore Vilhaça; ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NASCIMENTO, Bárbhara Elyzabeth S.; BRANDÃO, Ana Carolina P.

A argumentação e a mediação da professora nas rodas de história na Educação Infantil. In: Anais do XV ENDIPE em CD-ROM, 2010, Belo Horizonte, Minas Gerais.

PAULINO, Graça. Sobre Lecture et savoir, de Anne-Mare Chartier. In: EVAGELISTA, Aracy, A. M.; BRANDÃO, Heliana Maria B.; MACHADO, Maria Zélia V. A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica. 2006. p. 71- 76.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.

SANTOS, Elayne B.; CAVALCANTI, Luanna de P.; BRANDÃO, Ana Carolina P. O trabalho de compreensão nas rodas de história com crianças de 4 a 5 anos. Trabalho de Conclusão de Curso (não publicado). Centro de Educação, UFPE, Recife, 2005.

SCHEINER, Esther Y.; GORSETMAN, Chaya. Do preschool teachers consider inferences for book discussions? Early Child Development and Care. vol. 179, no 5, 2009, p. 595–608. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/>. Acesso em: 25 abr. 2019.

SILVA, Jane Rafaela P. A mediação docente nas rodas de história: um olhar sobre o Projeto Trilhas para a Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

VALDEZ, Diane; COSTA, Patrícia L. Ouvir e viver histórias na Educação Infantil: um direito da criança. In: Alessandra ARCE; Lígia Maria MARTINS (orgs). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. São Paulo: Alínea, 2007.

WISEMAN, Angela. Interactive read alouds: teachers and students constructing knowledge and literacy together. Early Childhood Education Journal. v. 38, p. 431–438, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/journal/10823301_Early_Childhood_Education_Journal>. Acesso em: 12 fev. 2019.

Publié-e

2021-09-30

Comment citer

PERRUSI ALVES BRANDÃO, A. C.; DA ROCHA BEZERRA, A. R.; PEREIRA DA SILVA, J. R. Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 310–326, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752. Acesso em: 21 nov. 2024.