Rodas de leitura na educação infantil
a formação de “leitores pensantes”
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326Keywords:
Mediação de leitura, Leitores pensantes, Educação Infantil.Abstract
O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso três rodas de história conduzidas com crianças entre 4-5 anos por três professoras de instituições públicas do Recife foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, Cinthia. S. Os acervos, os espaços e os projetos de leitura em instituições públicas de Educação Infantil do Recife. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA, Ester C. de S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende... In: Coleção Explorando o Ensino – Literatura/ Ensino Fundamental. 2010a, MEC/SEB, vol. 20, p. 69-106. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2019.
________. Entrando na roda: as histórias na Educação Infantil. In: Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b, p. 33-51.
CHAMBERS, Adam. Tell me: children, reading and talk & The reading environment: how adults help children enjoy books. United Kingdom: The Thimble Press, 2011.
CHARTIER, Anne-Marie; CLESSE, Christiane; HÉRBRARD, Jean. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLOMER, Teresa. As crianças e os livros. In: BRASIL. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: MEC /SEB, 2016. (v. 6, p. 95-26). Disponível em <http://www.projetoleituraescrita.com.br/publicacoes/colecao/>. Acesso em: 05 fev. 2019.
CORDEIRO, Dilian da R. O ensino da compreensão leitora na educação infantil: O que o professor sabe e faz? Tese de doutorado. Recife: UFPE, 2015.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
CUTBILL, Andy; AYTO, Russel. A vaca que botou um ovo. Trad. Lenice Bueno. São Paulo: Salamandra, 2010.
DUTRA, Flávia Rocha; PONTES, Emerson. O dragão tem um problema. Recife: Bagaço, 2009.
FURNARI, Eva. Anjinho. São Paulo: Moderna, 2013.
GHISO, Maria P.; McGUIRE, Caroline E. “I talk through it”: Teacher mediation of picturebooks with sparse verbal text during whole-class readalouds. Reading Research and Instruction. v. 64 (4), p. 341-361, 2007. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/>. Acesso em: 25 abr. 2019.
KOCH, Ingedore Vilhaça; ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NASCIMENTO, Bárbhara Elyzabeth S.; BRANDÃO, Ana Carolina P.
A argumentação e a mediação da professora nas rodas de história na Educação Infantil. In: Anais do XV ENDIPE em CD-ROM, 2010, Belo Horizonte, Minas Gerais.
PAULINO, Graça. Sobre Lecture et savoir, de Anne-Mare Chartier. In: EVAGELISTA, Aracy, A. M.; BRANDÃO, Heliana Maria B.; MACHADO, Maria Zélia V. A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica. 2006. p. 71- 76.
RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
SANTOS, Elayne B.; CAVALCANTI, Luanna de P.; BRANDÃO, Ana Carolina P. O trabalho de compreensão nas rodas de história com crianças de 4 a 5 anos. Trabalho de Conclusão de Curso (não publicado). Centro de Educação, UFPE, Recife, 2005.
SCHEINER, Esther Y.; GORSETMAN, Chaya. Do preschool teachers consider inferences for book discussions? Early Child Development and Care. vol. 179, no 5, 2009, p. 595–608. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/>. Acesso em: 25 abr. 2019.
SILVA, Jane Rafaela P. A mediação docente nas rodas de história: um olhar sobre o Projeto Trilhas para a Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
VALDEZ, Diane; COSTA, Patrícia L. Ouvir e viver histórias na Educação Infantil: um direito da criança. In: Alessandra ARCE; Lígia Maria MARTINS (orgs). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. São Paulo: Alínea, 2007.
WISEMAN, Angela. Interactive read alouds: teachers and students constructing knowledge and literacy together. Early Childhood Education Journal. v. 38, p. 431–438, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/journal/10823301_Early_Childhood_Education_Journal>. Acesso em: 12 fev. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017