A CRISE AMBIENTAL EM EVIDÊNCIA: ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANO – MODOS DE FAZER PESQUISA EM EDUCAÇÃO1
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p209-220Mots-clés :
Crise ambiental, Cultura, Educação ambiental, Rock and RollRésumé
Este artigo tem como pretensão colocar em suspenso o discurso da crise ambiental por meio das letras de rock and roll de diferentes países ocidentais para pensarmos na trama discursiva que vem compondo o campo da Educação Ambiental. Para isso, selecionamos como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso a partir de Michel Foucault, operando especificamente com os conceitos de discurso e enunciado. Sendo assim, apoiada em autores como Michel Foucault, Félix Guattari, Isabel Carvalho e Leandro Belinaso Guimarães, a pesquisa demonstra a importância da cultura na produção de modos de ser e estar na contemporaneidade. Ao estudar o discurso da crise ambiental presente nas letras de rock, entende-se que tal artefato cultural auxilia para colocar em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos que este artigo nos evidencia uma das formas de olhar para a crise ambiental: o homem como principal destruidor de nosso planeta.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BAY, Dora Maria Dutra. Arte & Sociedade: pinceladas num tema insólito. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 7, n. 78, mar. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br>. Acesso em: 20 set. 2012.
CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011.
CHILD, Desmond; BRAZILIAN, Eric; MEINE, Klaus; FREDERIKSEN, Marti. Humanity. Intérprete: Scorpions. In: SCORPIONS. Humanity – hour I. União Europeia: Sony/BMG, 2007. 1 CD. Faixa 12.
DONEGAN, Dan; DRAIMAN, David; WENGREN, Mike; MOYER, John. Another way to die. Intérprete: Disturbed. In: DISTURBED. Asylum. Austrália: Reprise Records, 2010. 1 CD. Faixa 5.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2011.
______. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 2008.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A importância da história e da cultura nas leituras da natureza. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 87-101, jan./jun. 2008.
GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MOGINIE, Jim; HIRST, Rob; ROTSEY, Martin; GARRETT, Peter. Antarctica. Intérprete: Midnight Oil. In: MIDNIGHT OIL. Blue sky mining. Austrália: Columbia Records, 1990. 1 CD. Faixa 10.
MOGINIE, Jim. Earth and sun and moon. Intérprete: Midnight Oil. In: MIDNIGHT OIL. Earth and sun and moon. Austrália: Sony, 1993. 1 CD. Faixa 4.
PAIÃO, Cristiane. Ciência, música e sociedade: relações mais intrínsecas do que imaginamos. ComCiência, Campinas, n. 16, 2010. Disponível em: <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 out. 2010.
POZZI, Edson. Deixe a terra em paz. Intérprete: Cólera. In: CÓLERA. Deixe a terra em paz. Brasil: Devil Discos, 2004. 1 CD. Faixa 1.
______. Presídio Zoo. Intérprete: Cólera. In: CÓLERA. Verde, não devaste! Brasil: Devil Discos, 1989. Lado A. Faixa 5.
POZZI, Edson; POZZI, Pierre. Verde. Intérprete: Cólera. In: CÓLERA. Verde, não devaste! Brasil: Devil Discos, 1989. Lado B. Faixa 1.
RUTHERFORD, Mike. Land of confusion. Intérprete: Genesis. In: GENESIS. Invisible touch. Inglaterra: Atlantic Records, 1986. Lado A. Faixa 3.
SAMPAIO, Shaula Maíra Vincentini de. “Uma floresta tocada apenas por homens puros...” Ou do que aprendemos com os discursos contemporâneos sobre a Amazônia. 2012. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. A Educação Ambiental em perspectivas culturalistas. In: CALLONI Humberto; SILVA, Paulo Ricardo Granada (Org.). Contribuições à Educação Ambiental. II encontro e diálogos com educação ambiental FURG. Pelotas, RS: Editora Universitária/UFPel, 2010. p. 13-38.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017