O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?

Auteurs-es

  • Marli André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103

Mots-clés :

Estudo de caso, Pesquisa educacional, Abordagem qualitativa

Résumé

Na introdução do texto busca-se explicitar um conceito de rigor metodológico, que não é medido pela nomeação do tipo de pesquisa, mas pela descrição clara e pormenorizada do caminho seguido pelo pesquisador para alcançar os objetivos e pela justificativa das opções feitas neste caminho. Em seguida, discute-se o conceito e os fundamentos do estudo de caso qualitativo em educação. Indicam-se ainda as fases em que se desenvolve um estudo de caso, tomando-se como exemplo os estudos de caso desenvolvidos no contexto de uma pesquisa que avalia o Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). A parte final do texto descreve e comenta dois exemplos de pesquisa que deixam mais evidente a conveniência – ou não – do uso da denominação de estudo de caso

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marli André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

∗ Doutora em Psicologia da Educação pela University of Illinois, USA. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente.

Références

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivro, 2005.

BASSEY, M. Case study research in educational settings. Londres: Open University Press, 2003.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Estado da arte das políticas docentes no Brasil. Brasília, DF: UNESCO, 2011.

HAMEL, J. Case study methods. London:SAGE Publications, 1993.

KRAMER, S.; ANDRÉ, M .E. D. A. Alfabetização: um estudo de professores das camadas populares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 65, n. 151, p. 523-537, set./dez. 1984,.

MAZZOTTI, A. J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.

PERES, R. S.; SANTOS, M. A. Considerações gerais e orientações práticas acerca do emprego de estudos de caso na pesquisa científica em Psicologia. Interações, v. X, n. 20, p. 109-126, jul./dez. 2005.

STAKE, R. E. Case Studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of qualitative research. London: SAGE Publications, 1994. p. 236-247.

STAKE, R. E. The art of case study research. London: SAGE Publications, 1995.

YIN, R. K. Estudo de caso. Porto Alegre: Artmed, 2001

Publié-e

2019-10-16

Comment citer

ANDRÉ, M. O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educação?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 95–103, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7441. Acesso em: 21 nov. 2024.