Avaliações em larga escala
segmentação e privatização da educação escolar
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p343-361Mots-clés :
Educação escolar, Avaliações escolares em larga escala, Capital HumanoRésumé
Este artigo tem como objeto as avaliações escolares em larga escala. As questões que orientam a sua elaboração são: qual o motivo da classificação das instituições escolares por meio das avaliações em larga escala? As habilidades e competências definidas são exigidas com qual intencionalidade? Elas correspondem a qual concepção de qualidade da educação escolar? O objetivo deste artigo é compreender a disseminação das avaliações escolares em larga escala em um quadro de fortalecimento da hegemonia dos gestores capitalistas e da sua ingerência na educação escolar. Reconhecemos que as avaliações em larga escala legitimam a concepção de qualidade da educação escolar dos gestores capitalistas. Portanto, são baseadas na diminuição das despesas com a aprendizagem e na segmentação da formação de trabalhadores de acordo com a divisão internacional do trabalho.
Palavras-chave: Educação escolar; Avaliações escolares em larga escala; Capital humano
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Atualizado em 15/07/2017