Avaliações em larga escala

segmentação e privatização da educação escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p343-361

Palabras clave:

Educação escolar, Avaliações escolares em larga escala, Capital Humano

Resumen

Este artigo tem como objeto as avaliações escolares em larga escala. As questões que orientam a sua elaboração são: qual o motivo da classificação das instituições escolares por meio das avaliações em larga escala? As habilidades e competências definidas são exigidas com qual intencionalidade? Elas correspondem a qual concepção de qualidade da educação escolar? O objetivo deste artigo é compreender a disseminação das avaliações escolares em larga escala em um quadro de fortalecimento da hegemonia dos gestores capitalistas e da sua ingerência na educação escolar. Reconhecemos que as avaliações em larga escala legitimam a concepção de qualidade da educação escolar dos gestores capitalistas. Portanto, são baseadas na diminuição das despesas com a aprendizagem e na segmentação da formação de trabalhadores de acordo com a divisão internacional do trabalho.

 

Palavras-chave: Educação escolar; Avaliações escolares em larga escala; Capital humano

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Biografía del autor/a

Joelma Lúcia Vieira Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada II na Faculdade de Educação da  Universidade Federal de Uberlândia (núcleo: Política e Gestão da Educação). Pós-Doutorado em Trabalho e Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Paraná), Doutorado em Educação na UNICAMP, Mestrado em Educação na Universidade de São Paulo (USP), Especialização em Metodologia de Ensino na Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo (MG),  Graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

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Publicado

2021-09-30

Cómo citar

PIRES, J. L. V. Avaliações em larga escala: segmentação e privatização da educação escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 343–361, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p343-361. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6990. Acesso em: 24 nov. 2024.