DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DO SÉCULO 21

Auteurs-es

  • Denise Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Résumé

As inovações que se desenvolvem nas universidades contem-porâneas refletem exigências das agências de avaliação ou de fomento à pesquisa, ou ainda demandas do setor produ-tivo. De certa forma, tais inovações têm caráter de inovação tecnológica e se destinam a ampliar as alternativas de inserção nos mercados globais. A inovação tecnológica tem relevância para os países integrados ao mundo competitivo. O desafio da universidade, no entanto, está em colocar ao lado da inovação tecnológica, a inovação pedagógica. Neste artigo, discuto o tema com apoio em pesquisas recentes.
Entendo que a inovação pedagógica responde ao compro-misso social de formação do humano docente e do humano aluno. Ela se afirma em uma universidade socialmente
empreendedora, uma universidade que forma para a cidadania democrática nos contextos contemporâneos, em suas contradições e paradoxos.

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Biographie de l'auteur-e

Denise Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Permanente do Programade Pós-Graduação em Educação da Universi-dade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Comment citer

LEITE, D. DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DO SÉCULO 21. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/494. Acesso em: 25 nov. 2024.