TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO

Autores

  • Marli Afonso André Pontifícia Universidade Católica-SP
  • Rodnei Pereira Universidade Paulista (UNIP)
  • Lisandra Marisa Príncepe Universidade Paulista (UNIP)
  • Elvira Godinho Aranha Faculdade do Educador (FEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p37-50

Palavras-chave:

Cultura acadêmica, Tutoria acadêmica, Aprendizagem compartilhada, Núcleo de significação

Resumo

O texto discute a tutoria acadêmica, atividade que faz parte da proposta curricular do Mestrado Profissional: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os tutores são doutorandos dos Programas de Educação da mesma Universidade. Por dois semestres, os tutores, com supervisão da coordenação do curso, acompanham os mestrandos no processo de desenvolvimento do seu trabalho final de Mestrado. Com o objetivo de analisar os significados que alunos e tutores atribuem à tutoria acadêmica, optou-se pela metodologia dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo três perguntas abertas que foi encaminhado, via Google Docs, para 116 alunos e 13 tutores que participaram da tutoria nos anos 2013, 2014
e 2015. Um total de 45 discentes e todos os tutores preencheram o instrumento. Os resultados apontaram que a tutoria se constituiu num espaço de aprendizagem que possibilitou o desenvolvimento profissional para ambos os públicos. Essa atividade tem contribuído positivamente tanto para a formação de novos pesquisadores quanto de docentes e orientadores para a educação superior

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Biografia do Autor

Marli Afonso André, Pontifícia Universidade Católica-SP

Doutora em Psicologia da Educação pela University of Illinois, em Urbana-Champaign (USA). Coordenadora e professora do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC-SP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados
em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP

Rodnei Pereira, Universidade Paulista (UNIP)

Doutorando em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor de cursos de Licenciatura na Universidade Paulista
(UNIP) e Faculdade do Educador (FEDUC).

Lisandra Marisa Príncepe, Universidade Paulista (UNIP)

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora de cursos de licenciatura na Universidade Paulista
(UNIP) e Faculdade Sumaré

Elvira Godinho Aranha, Faculdade do Educador (FEDUC)

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC SP. Coordenadora de curso na Faculdade do Educador (FEDUC).

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

ANDRÉ, M. A.; PEREIRA, R.; PRÍNCEPE, L. M.; ARANHA, E. G. TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 47, p. 37–50, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p37-50. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4569. Acesso em: 29 mar. 2024.