Massive open online courses (moocs) no ensino do empreendedorismo
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p273-288Mots-clés :
Metodologia de ensino, Empreendedorismo, Educação a distância, Massive Open Online Course (MOOC), E-learningRésumé
Este estudo analisa a oferta de cursos na área da educação, no que se refere ao ensino de empreendedorismo com o uso de uma ferramenta de cursos massivos online gratuitos,denominados MOOCs. O objetivo foi verificar como essa prática pedagógica de ensino a distância vem ganhando adeptos em todo o mundo, e mais precisamente no ensino de técnicas e formação associadas ao empreendedorismo. Foi realizado um estudo
bibliométrico na principal plataforma agregadora de provedores de MOOC, comparando sua oferta com os demais temas, e também se verificou a plataforma brasileira provedora de MOOCs e sua relação com o tema. Os achados mostraram que o empreendedorismo é um tema muito relevante e crescente nos cursos MOOC, notadamente na principal provedora mundial, COURSERA. Os MOOCs partem do princípio de que o conhecimento deve ser compartilhado livremente para aqueles que queiram aprender, sem a imposição de restrições geográficas, econômicas e demográficas. A referência brasileira, a plataforma e-learning VEDUCA, é uma plataforma recente, muito menor que as demais existentes em países da Europa e nos Estados Unidos, porém com parcerias internacionais e nacionais no desenvolvimento de seus projetos de ensino a distância.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, K. Et al. A influência do ensino do empreendedorismo no potencial empreendedor do adulto. Revista de Negócios, v. 13, n. 2, p. 67-76, 2008.
BASTOS, R.; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, p. 1-9, 2014.
BOAL, H.; STALLIVIERI, L. Os MOOCs e o processo de internacionalização das instituições de ensino superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA (CIGU), 15., Mar del Plata, 2015. Anais... Mar del Plata, Argentina, 2015.
BOHNENBERGER, M.; SCHMIDT, S. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 3, p. 450-467, 2009.
CLASS CENTRAL. Courses. Disponível em: <https://www.class-central.com/search?q=entrepreneurship>. Acesso em: 18 dez. 2016.
COURSERA. Our history. Disponível em: <https://about.coursera.org>. Acesso em: 18 dez. 2016.
DAL FORNO, J.; KNOLL, G. Os MOOCs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 3, p. 178-194, 2013.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J. Empreendedorismo transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
______. Empreendedorismo corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
EDX. School and partners. Disponível em: <https://www.edX.org>. Acesso em: 18 dez. 2016.
ENDRES, A.; WOODS, C. Schumpeter’s “conduct model of the dynamic entrepreneur”: scope and distinctiveness. Journal of Evolutionary Economics, n. 20, p. 583-607, 2010.
FILLION, L. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, v. 34, n. 2, p. 05-28, 1999.
FREITAS, A.; ROCHA, E. Avaliação do ensino de Empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014.
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil: 2013. Curitiba: SEBRAE, 2013.
GOTO, M. O impacto dos MOOCs (Massive Open Online Courses) nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. 2015. 199 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
HENRIQUE, D. C; CUNHA, S. K. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. RAM – Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008.
HYNES, B. Entrepreneurship education and training – introducing entrepreneurship into nonbusiness disciplines. Journal of European Industrial Training, v. 20, n. 8, p. 10-17, 1996.
IIZUKA, E.; MORAES, G. Análise do potencial e perfil empreendedor do estudante de Administração e o ambiente universitário. Administração: ensino e pesquisa, v. 15, n.3, p. 593-630, 2014.
KOP, R.; FOURNIER, H.; MAK, J. A pedagogy of abundance or a pedagogy to support human beings? Participant support on Massive Open Online Courses. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 7, n. 12, p. 74-93, 2011. Special Issue - Emergent Learning, Connections, Design for Learning.
LAUTENSCHLAGER A.; HAASE, H. The myth of entrepreneurship education: seven arguments against teaching business creation at universities. Journal of Entrepreneurship Education, v. 14, n. 1, p. 147-161, 2011.
LIYANAGUNAWARDENA, T. Et al. MOOCs: a systematic study of the published literature 2008-2012. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 14, n. 3, p. 202-227, 2013.
SANTOS, M. B. MOOCs: contexto, fundamentos teóricos e desdobramentos. 2014. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128067.pdf>. Acesso em: 13 out. 2016.
SILVA, J. A. R.; BERNARDO JUNIOR, R.; CAÑADILLA, I. MOOC: Em busca da qualidade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2., São Carlos, SP, 2014. Anais eletrônicos... São Carlos, SP: UFSCar, 2014. Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/587/298>. Acesso em: 10 out. 2016.
TAVARES, B. A. T. Massive Open Online Courses (MOOC’s): nova tendência educacional. 2014. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/8387/1/2014_VivianeBrunellyTavares.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016.
VEDUCA. Quem somos. Disponível em: <https://www.veduca.com.br>. Acesso em: 13 dez. 2016.
VIEIRA A. M. D. P.; ROCHA C. Ensino do empreendedorismo no curso de Administração de empresas no período de 2007-2013. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 82-111, 2015.
YUAN, L.; POWELL, S. Mooc’s and open education: implications for higher education. Bolton, UK: Center for Educational Technology & Interoperability Standards, 2013. Disponível em: <http://publications.cetis.org.uk/2013/667>. Acesso em: 11 out. 2016.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017