Audiodescrição e acesso à cultura audiovisual para o empoderamento de pessoas com deficiência visual

Auteurs-es

  • Marisa Ferreira Aderaldo Universidade Estadual do Ceará (CH/UECE)
  • Élida Gama Chaves Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE)

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p119-134

Mots-clés :

Tradução audiovisual acessível, Audiodescrição, Pessoas com deficiência visual, Moça com brinco de pérola

Résumé

A cultura contemporânea é especialmente multimodal no sentido de que, para expressar-se, utiliza suportes variados como televisão, rádio, celulares, computadores etc, com emprego de diferentes linguagens e formatos. De modo a fazer um recorte nas linguagens associadas ao sentido da visão, este artigo procura focalizar determinada parcela da população, justamente aquela que, estando privada desse sentido (a pessoa com deficiência visual), carece de soluções que lhe possibilitem o usufruto e acesso à informação visual presente em espaços como cinemas, teatros, passeios turísticos etc. Um modo de compensar a ausência da visão e de tornar a imagem acessível é a audio-descrição, tratada neste artigo como tradução intersemiótica e audio-visual, pois traduz a informação visual em informação verbal (escrita ou oral).

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Bibliographies de l'auteur-e

Marisa Ferreira Aderaldo, Universidade Estadual do Ceará (CH/UECE)

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de Letras do 
Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (CH/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa em Legendagem e
Audiodescrição (LEAD/UECE)

Élida Gama Chaves, Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras
do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa em legendagem e Audiodescrição (LEAD/UECE).

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Publié-e

2017-12-22

Comment citer

ADERALDO, M. F.; CHAVES, Élida G. Audiodescrição e acesso à cultura audiovisual para o empoderamento de pessoas com deficiência visual. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 119–134, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p119-134. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4267. Acesso em: 21 nov. 2024.